Um novo catálogo de vídeos legais
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 13 de março de 1988
Leonard Maltin é o mais conhecido dos autores de guias de vídeos. Anualmente, seu volume engorda cada vez mais, com milhares de títulos novos. A dupla Mick Martin & Masha Porter também entrou no mercado, com um "Vídeo Movie Guide" cuja edição 1988, 1.450 páginas, é vendida a Cz$ 1.500,00.
No Brasil, coube a Rubens Ewald Filho, 43 anos, paulista de Santos, o mais requisitado profissional na área do vídeo e cinema, o pioneirismo em elaborar guias de vídeos, já com 8 títulos publicados pela Sigla, editora da qual é também contratado exclusivo em termos de colaboração de revistas, sendo, o principal editor da veterana "VídeoNews", publicação hoje consolidada. Mas o mercado é amplo e comporta novos volumes, razão pela qual a Editora Nova Cultural desenvolveu o projeto do seu "Vídeo Guia 88", que após o lançamento na I Vídeo Trade Show (Cz$ 380,00 o exemplar), chega nesta segunda-feira em todas as bancas do país.
Ao contrário de Rubens Ewald, que normalmente trabalha sozinho em seus projetos (só recentemente formou uma equipe, devido a diversificação de seus compromissos, inclusive do aguardado "Dicionário de Cineastas"), o projeto da Editora Nova Cultural teve a participação de muitos pesquisadores, especialistas, redatores e críticos de cinema sob coordenação do crítico e jornalista Luciano Ramos. O resultado é um volume de 648 páginas, informações valiosas a respeito de 3.400 títulos de filmes, as realizações mais importantes de 35 países ao longo do século XX. Incluiu ainda artigos sobre a situação atual do mercado de vídeo, sua legislação, conselhos práticos para conservar e manter o equipamento, entre outros atrativos para fazê-lo um tanto diferencial dos guias que Rubinho já vem publicando há anos. Claro que há falhas e enganos - pois um trabalho desta envergadura sempre oferece pontos a serem corrigidos, mas Luciano procurou apresentar um bom trabalho. Tanto é que assuntos habitualmente deixados em segundo plano, como filmes didáticos, grandes espetáculos musicais ou de óperas ganharam espaço próprio neste "Vídeo Guia 88". Os filmes foram apreciados por cerca de 20 críticos e especialistas em cinema, entre os quais Luiz Nazário, Orlando Fassoni, Jairo Ferreira, Lauro Machado Coelho, Edmar Pereira, Manuel Siqueira, Sérgio Vaz, Ivan Gonçalves da Silva, Heitor Capuzzo, Celso Sabadin e o próprio Luciano Ramos.
Enviar novo comentário