Uma nova versão para a ópera de Weill e Brecht
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de agosto de 1990
Da imensa, política e consciente obra de Bertold Brecht (1898-1956), sem dúvida a mais conhecida é "A Ópera dos 3 Tostões" (escrita em 1928, inspirada em "A Ópera do Mendigo", do inglês John Gay. Independente dos méritos de dramaturgo de Brecht, contribuiu para fazer desta "Ópera" um standard internacionalmente montado - e com inúmeras adaptações e derivações (inclusive "A Ópera do Malandro", de Chico Buarque de Holanda), a perfeita parceria com Kurt Weill (1900-1950), que criou as canções que sua esposa, Lotte Lenya imortalizaria.
Várias adaptações de "A Ópera dos Três Vinténs" já foram realizadas e a mais recente delas está ainda inédita no Brasil, embora produzida há quase dois anos: "Mack the Knife", que embora mantendo a estrutura básica original e as canções de Weill, tem uma nova visão dos personagens e da história, segundo o roteirista-diretor Mehagen Golan, ex-dono da Globus, agora da Century Fox Corporation. O elenco é bastante diversificado, começando com Raul Julia como "MacHeath", Richard Harris com "Mr. Peachum", Roger Daltrey como um cantor de ruas, mais Julia Mignes, Julie Walters, Clive Revil, Marinda Garrison, etc.
Enquanto o filme não chega às telas, o prazer de se ouvir as interpretações - em vozes de Julia, Harris, Daltrey e outros - torna-se possível com a edição da trilha que a CBS fez já há algum tempo e que, imerecidamente, está passando desapercebida mesmo dos colecionadores.
Enaltecer os méritos das canções de Weill com letras de Brecht - a partir do "Mackt the Knife" que dá título a esta nova versão, falar do sentido social da obra, torna-se desnecessário. Fica a dica para que se adquira este álbum enquanto está nas lojas.
A mesma CBS não se descuida de areadas trilhas sonoras e lançou também as trilhas de "Irmãos Gêmeos" (Twins), comédia de Ivan Reitman, com Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito que tem sido um dos grandes sucessos da CIC nos últimos meses.
A competência do francês Georges DeLerue garantiu uma trilha harmoniosa, com temas que incluem a abertura-título interpretada por Philip Bailey e prossegue com interpretações de The Spinners ("Brother to Brother"), Naybe ("It's too Late"), Marilyn Scott ("I Only Have Eyes for You", de Harry Warren e Al Dubin, um standard dos anos 40), "The Train Kept a Rollin" e "I'd Die for this Dance", com Jeff Beck a frente de um grupo de novos intérpretes. Mas a melhor faixa é "Turtle Shoes", composição e interpretação da dupla Bobby McFerrin (o homem-orquestra, a grande revelação vocal) e o tecladista de jazz Herbie Hancock. Só esta faixa fale o elepê.
Outro lançamento da CBS, na área da trilha sonora, é o elepê com as músicas de "Águias de Aço - II Parte", no qual Sidney J. Furie levou adiante as aventuras dos personagens criados por Kevin Elders e ele próprio na primeira parte. Filme sobre o heroísmo de pilotos que decidem enfrentar situações incríveis, esta produção estrelada pelo ator negro Louis Gosset Jr., Mark Humphrey, Stuart Magolin e Maury Chaykin, tem uma trilha formada basicamente por grupos e intérpretes pop, muitos dos quais pouco conhecidos: Mike Reno, Insiders, Henry Lee Summer, FM/UK, Britny Fox, Doug and the Slugs, Alice Cooper, Sweet Obsession e ao menos um nome já popular - Rick Springfield.
Tags:
- A Ópera do Malandro
- A Ópera do Mendigo
- A Ópera dos Três Vinténs
- Águias de Aço
- Alice Cooper
- Arnold Schwarzenegger
- Bertold Brecht
- Bobby McFerrin
- Chico Buarque de Hollanda
- CIC
- Danny DeVito
- Georges DeLeRue
- Herbie Hancock
- I Only Have Eyes
- II Parte
- Irmãos Gêmeos
- Ivan Reitman
- Jeff Beck
- John Gay
- Julie Walters
- Kurt Weill
- Lotte Lenya
- Louis Gosset Jr
- Philip Bailey
- Raul Julia
- Richard Harris
- Rick Springfield
- Roger Daltrey
- Sidney J
Enviar novo comentário