Uma voz, um piano e modinhas brasileiras
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de setembro de 1987
Romântico, brasileiro e incomum em recitais. Assim se pode qualificar o repertório da cantora Luiza Sawaya e da pianista Leila Mutanen que se apresentam amanhã, 21 horas, no Solar do Barão (Carlos Cavalcanti, 533). "Dois Momentos de Oito Compositores" traz Henrique Oswald, Francisco Mignone, Lorenzo Fernandes, Villa-Lobos, Babi de Oliveira, Osvaldo Lacerda, Marlos Nobre e Souza Lima.
Na primeira parte do programa serão apresentados: "Cirandinha" (Nesta Rua Tem um Bosque), de Villa-Lobos; o "Lundi da Marquesa de Santos", de Villa-Lobos e Manduca Piá, mais "Quando uma Flor Desabrocha", de Francisco Mignone, "Morena Morena" e "A Folhinha Pimenta" também de Mignone. A "Valsa da Dor" e a "Valsa Elegante", para piano solo, fazem parte da primeira parte. Após o intervalo Luiza interpreta ao piano "Turbilhão de Beijos", de Nazareth, "Valsa Romântica" (Babi de Oliveira), "Valsa Suburbana" (Lorenzo Fernandes) e "Nazarethiana" (Marlos Nobre).
Para a última parte do programa está reservada uma seleção mais variada. Começa com "Brejeiro" de Ernesto Nazareth e Catulo da Paixão Cearense, "Recomendação", de Babi de Oliveira e Índia Rego, mais uma "Polquinha" de Babi de Oliveira e Hernesto de Carvalho, encerrando com "Meu Pensamento", de Lorenzo Fernandes e "Dengues da Mulata Desinteressada", de Marlos Nobre e Ribeiro Couto.
Luiza Sawaya não é simplesmente uma talentosa pianista. Ela realizou diversos trabalhos em pesquisa musical. "Chansons Bresiliennes", por exemplo, uma série de canções brasileiras gravadas em cassete, contém letras de músicas traduzidas em francês. Este trabalho foi apresentado nos departamentos de Língua e Literatura da Universidade Laval, no Canadá. Outro trabalho realizado por Luiza (junto com Leila Mutanen) é a "Breve História da Canção Brasileira", seleção de árias antigas, trabalho de campo realizado nas cidades históricas de Minas.
Enviar novo comentário