Videoclip de longa-metragem
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de maio de 1989
Graças ao vídeo, filmes que não chegariam jamais aos circuitos comerciais - a não ser em promoções especiais - acabam tendo lançamento regular. Mais um exemplo é dado pela Look Vídeo, que incluiu em seu último pacote o musical "Absolute Beginners", realizado há três anos, pelo inglês Julien Temple, que vem a área dos videoclips - o que significa uma grande intimidade com o estilo rápido, telegráfico, quase onírico que caracteriza este tipo de produção desenvolvida nos anos 80 para a promoção visual de sucessos musicais.
Baseado numa novela de Colon Macinnes (1914-1976) com sua ação na Londres no final dos anos 50 - exatamente em 1958, "Absolute Beginners" tem duas presenças especiais aos que curtem música: David Bowie, o andrógino camaleão que já tem feito muitas (e interessantes) experiências como ator e a nigeriana Sade Adu, saudada por seu estilo de cantora cool como uma cantora da "New Bossa" - um movimento efêmero que teria influência na Bossa Nova.
Os demais intérpretes do filme - Eddie O'Connel, Patsy Kensit, Anita Morris, não são conhecidos, mas a produção é interessante. Patsy Kensit - no filme intérprete da personagem ironicamente chamada de "Crepete Suzete", fez recentemente um filme de muita ação, "Máquina Mortífera II", ainda inédito no Brasil. Apresentado na 12ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (1987), "Absolute Beginners" é a chance de se conhecer como se deu no longa-metragem Julien Temple, que há quatro anos esteve no Brasil fazendo um videoclip ("Running out of Luck") com Mick Jagger, e em 1987, fez uma das seqüências de "Ária" - este já visto e revisto em nossos cinemas.
Enviar novo comentário