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Aramis

Violino, piano & orquestra

As ótimas opções da música clássica continuam com edições como o álbum da Berliner Philharmoniker, sob regência de Lorin Maazel, tendo como solista Yo-Yo Ma em dois concertos de Antonin Dvorak e mais a peça "Bosques Silenciosos". Da mesma forma que a Sinfonia "Novo Mundo", também o concerto de violoncelo foi composto por Dvorak nos EUA. Mas ao contrário da sinfonia em que o compositor procura elementos musicais locais, no concerto o caráter eslavo é predominante. A obra é tão feliz em sua concepção que Brahms depois de terminar a leitura da partitura, teria exclamado: "Por que diabos não sabia eu ser possível escrever um concerto para violoncelo como este?" O concerto foi composto entre 1894/95 e estreou em Londres no ano seguinte. A obra é de uma beleza absoluta e a interpretação do violonista Yo-Yo Ma reveste-se do maior brilhantismo. O disco oferece ainda duas obras bem pouco conhecidas de Dvorak para violoncelo e orquestra: "Bosques Silenciosos" (Opus 68) e "Rondó" (Opus 94). Outro lançamento erudito de primeira categoria em edição da CBS: os Improvisos Opus 90 e 142 de Franz Schubert, que se inscrevem entre as mais belas peças do mestre austríaco, na interpretação de Murray Perahia. Escritas em Viena no ano anterior a sua morte (1827), elas refletem as recordações de uma temporada tranqüila vivida pelo compositor na cidade de Granz, alguns meses antes. Os improvisos schubertianos se imortalizaram tanto pela riqueza da inspiração melódica quanto pela estrutura harmônica, antecipando de várias décadas, experiências e inovações que o próprio Schubert realizou sem muito alarde. xxx Outra obra pianística notável: Ivo Pogorelich, hoje um dos maiores virtuoses do teclado, interpreta as Suítes Inglesas nº 2, em Lá Menor, a nº 3, em Sol Menor, de Johann Sebastian Bach, também outra preciosa gravação, esta com o pianista brasileiro Jean Louis Steuerman, num álbum duplo (Philips/Polygram), interpretando as "6 Partitas" (Klavierubung). Registro feito em Londres, em abril de 1984. xxx Para completar estas indicações, uma gravação que os admiradores de Herbert Von Karajan não deixarão de incluir em suas coleções: "La Mer" - os três esboços sinfônicos, e o "Prelude A L'Aprés-Midi D'Un Faune" de Claude Debussy (1863-1918); "Pavane Por Une Enfante Defunté" de Maurice Ravel (1875-1937), complementando com um fragmento sinfônico de "Daphnis Et Chloé", também de Ravel. Karajan regendo a Filarmônica de Berlim, numa gravação digital - naturalmente também editada em laser, mas que, por enquanto, no Brasil, sai em processo convencional, embora em prensagem digital, com ótima qualidade.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
16
23/08/1987

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