A volta do bom Samuca
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de setembro de 1990
Testemunha escrita da história política do Paraná desde os tempos de Manoel Ribas, cujo governo acompanhou em seus anos finais, o mais respeitado jornalista político do Paraná, Samuel Guimarães da Costa, 70 anos, não poderia, como diz, "ficar sem dar minhas opiniões e análises nestas eleições, embora hoje prefira ficar em minha biblioteca do que acompanhar comícios interior afora como fiz por tantos anos". Assim, aceitou o convite para ocupar a nobre espaço da quarta página de O Estado, vago desde a aposentadoria do grande Renato Schaitza.
Embora Renatinho, em seu estilo e inteligência seja insubstituível - e a "Orfandade" que deixou junto a milhares de leitores que tanto o admiram foi grande - o grande "Samuca", com sua cultura unida a experiência do repórter independente e incorruptível, traz também uma grande contribuição a O Estado.
xxx
Em meio século de jornalismo, Samuel já estava nas redações dos mais importantes jornais e revistas - especialmente "Panorama", da qual foi editor-chefe em várias fases. Arguto, profundo e, principalmente, conhecendo como ninguém o Paraná, sua obra espalha-se também em uma dezena de livros, aos quais deseja acrescentar, em breve, "O Paraná, seus homens, seus políticos", parte do qual já foi publicado, em forma de reportagens-perfis na revista "Panorama", quando editada pelo saudoso José Curi.
Samuca tem outros originais nas gavetas de sua escrivaninha, pois embora aposentado do Estado, não parou de escrever: unindo a visão política trouxe também uma longa experiência na área da erva-mate e da madeira, como assessor de entidades ligadas a estas economias - o que lhe dá crédito para fazer mergulhos profundos, que dificilmente algum outro intelectual consegue em termos de coisas, fatos & homens do Paraná.
Embora seu retorno ao jornalismo diário não tenha, por sua exigência, compromissos de uma longa permanência - "após as eleições, vou analisar se manterei ou não a coluna diária" - só o fato de Samuel estar na quarta página de O Estado, com sua lucidez e a inteligência é motivo da alegria para todos que sabem ver nele exemplo de colega e profissional.
Enviar novo comentário