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16 mm revela presença de uma nova geração

Opção econômica e que a própria Kodak se preocupa em revitalizar, o cinema em 16mm terá um vigorosa presença no próximo XX Festival de Cinema Brasileiro de Gramado. Foram inscritos nada menos que 32 curtas nesta bítola, seis dos quais de realizadores do Rio Grande do Sul: "Amigo Lupi", de Beto Rodrigues; "Batalha Naval, de Liliana Sulzbach; "Vista da Janela", direção coletiva dos alunos da Oficinema; "Txau", de Eloar Guazzelli e Tadao Miaqui (*) e "Extra Ser - História de um Comunicado", de Antônio Celso dos Santos, produção da Universidade Federal de Santa Catarina mas que integra o pacote gaúcho. São Paulo inscreveu 8 curtas na bítola 16mm: "Amortecendo", de Cida Pfeiffer; "Olho de Aliok", de Selma Nakamura; "Tango", de Iara Rosenthal; "A Luz das Palavras", de Carlos Adriano; "Os Calangos do Boiaçu", de Ricardo Dias; "Um Filme Animado", de Sérgio Baldassarini e Herbert V. Levy Neto; "Quando eu falar ação" de Ana Cabeças e "Fronteira Carajás", de Edna Castro. Mas foram os cariocas é que produziram maior número de curtas/16mm, inscrevendo 18 filmes: "Um C. Chamado Paixão", de Renato Lemos e Márcia Calisman; "Rubi das Águas", de Marcos Graça; "Angoscia", de Pablo Torres Lacal; "Helga", de Adriano Fiaxu e André Pellenz; "Pão de Açúcar - Através - Sura do Olhar", de Angelo Marzano; "Moleque", direção coletiva; "Sob Pressão", de Ayrton Franco Jr., Marcos Mázaro e Flávio Zettel; "Gostosa", de Pablo Torres Lacal; "Doreatética", criação coletiva; "Agravo", criação coletiva; "Bahia", de Marcelo Duarte, Alex Araripe, Paolo Vieira e Kasuaki; "Primeiro Movimento", de Eduardo Lima, Suzana Nunes e Silva e Ralf Tambke; "Jurujuba", direção coletiva; "A Última Canção da Terra", de Luiz Carlos Peisecani; "Efêmera", de Maja Vargas; "Zeros Zaro", de João Emanuel Carneiro; "Lapso" de Marcos Guttmann e "Boato - Uma Autodefinitude", do Grupo Boato. xxx O Festival contará ainda com 6 média-metragens para seleção, dois na bítola 35mm e quatro na bítola 16mm. Do Rio de Janeiro participam os médias em 35mm ["]Absintho", de Eduardo Mihich e "Floresta da Tijuca, de Sônia Narcessian, mais "Mãe D`Agua", de Fernando Camargos (16mm). São Paulo chega com 3 médias em 16mm: "Os Insetos", de Mário Kuperman; "A Cidade e o Corpo", de Chico Botelho (1948-1991) e "Que Filme Tu Vai Fazer?", de Denoy de Oliveira. Com exceção de alguns poucos realizadores - especialmente os paulistas, nota-se uma predominância de novos realizadores, provavelmente jovens na faixa dos 18/25 anos, muitos em trabalhos de equipe, provando que todas as dificuldades e falta de recursos não retira a vontade de fazer cinema. A comissão de seleção - que deve começar a trabalhar nos próximos dias - por certo terá muito filme para examinar, neste Festival que, ao menos em curtas, mostra que o cinema brasileiro é um Fênix. Nota (*) Tadao Miakix, filho de japoneses, nasceu em Curitiba, mas praticamente desenvolveu toda sua carreira em Porto Alegre, onde reside há anos (aqui, integrou uma equipe de Jaime Brustolim, na produção de um filme de animação). No ano passado, com "Projeto Pulex", desenho animado, com tema apocalíptico, recebeu prêmios em Brasília e Gramado.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
24
27/06/1992

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