Aécio, o diretor
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de março de 1988
Com "Entardecer das Ilusões", Aécio de Andrade, baiano de Vitória da Conquista, 57 anos, chega ao seu quinto longa-metragem. Não se pode dizer que seja um nome conhecido no cinema brasileiro, mas isto faz parte da própria estrutura que condena tantos longa-metragens a um injusto esquecimento. Por exemplo, há 30 anos, começou como ator numa produção complicadíssima - "Juventude Sem Amanhã", iniciada por Alzevir Pereira da Silva - que se suicidou durante as filmagens, foi substituído por João César Galvão, e que acabou tendo a finalização do próprio Aécio. Alzevir suicidou-se devido as chantagens de Fred Dalton, que naquela época, editava revistas de escândalos ("Confidencial", "Código Secreto", "Moral") e que pressionava financeiramente artistas - a exemplo do que aconteceu também nos EUA, com publicações da chamada Imprensa Marrom. Aécio recorda-se:
"- Foi o suicídio de Alzevir que provocou o fechamento das revistas de chantagem, cheguei a desafiá-lo para um duelo na galeria Cruzeiro, que motivou manchetes da "Última Hora", com a cobertura de Amada Batista".
Atuando como argumentista, roteirista e, especialmente, diretor - além de professor de teatro, Aécio participou de mais de 60 filmes, entre longas, curtas , filmes institucionais e publicitários. Um de seus longas foi "Tropeiro, Cruzada da Esperança", rodado no interior da Bahia. Em 1972 fez "A Volta pela Estrada da Violência" e entre os roteiros para longas desenvolveu então "Um Cachorro no Soçaite", "Os Imortais", "Veredas do Cangaço", "Criado para Matar" e "Garganta do Esqueleto", entre outros. No ano passado, em Petrópolis, rodou "Final da Emoção", agora em fase de finalização.
Autor de um "Manual de Cinema", em 8 volumes - a espera de editor - assim como de um "Manual da Política", também inédito, Aécio tem muitos projetos. Um deles, para o qual já dispõe de toda uma programação idealizada, está em conseguir o primeiro canal ecológico da televisão brasileira. Sem revelar maiores detalhes, diz:
- Será um projeto revolucionário e necessário, semelhante a alguns que já foram desenvolvidos na Europa.
Enviar novo comentário