Autêntica cantoria dos italianos em Serafina
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de setembro de 1991
Um exemplo de evento realmente cultural que respeita a tradição é a "Cantoria Italiana", que há cinco anos a prefeitura de Serafina Corrêa, uma pequena cidade gaúcha vem promovendo.
Sem qualquer promoção externa - inclusive a imprensa tem ignorado este evento, apesar da cobertura ampla que as manifestações musicais ganham no Rio Grande do Sul - a "Cantoria Italiana" movimenta a pequena comunidade de Serafina Corrêa por duas semanas, com eventos paralelos: uma parte competitiva, com músicas inspiradas em temas italianos e outra, sem prêmios, "mas que tem o grande valor documental de preservar as canções trazidas pelos pioneiros da colonização italiana", como explica o produtor Gilberto Carvalho, da Quero-Quero Gravações que, este ano, lançou o volume 2 da "Cantoria Italiana", reunindo as canções premiadas nas edições de 1990/91.
A "Cantoria Italiana" não se restringe a parte musical. Todo um clima de tradições daquele país - em trajes típicos, gastronomia, costumes, desfiles, etc. - é desenvolvido para uma promoção que tem merecido o prestigiamento do Governo da Itália - através, inclusive, da presença do Embaixador da Itália, Paolo Tarony, e colocado o prefeito Luiz Antônio Grechi Gheller em programas da RAI, em especiais que ali foram produzidos. As canções premiadas - como "Inamorati" (Ben Hur Toledo, Caxias do Sul), "Siciliani" (Geraldo Piccin, grupo Sagra), "La Vulsagna" (Frei Adelar Primo Rigo / Ademar Camara) e grupos regionais - como o "Gli Amici della Cantoria", da cidade de Serafina Correa; o coral "I Maestri", de Caxias do Sul, o coral "Alegria Franciscana", regido pela maestrina Maura Franciscana, ou intérpretes solos como Mirtes Fachin ("Donna Imigrante") e Alberto Loreno Rigon (de Palmeira das Missões) com "Che Bella Cosa".
Longe do comercialismo que ameaça os festivais gaúchos, autênticos em suas raízes, a "Cantoria Italiana" deveria servir de exemplo para uma promoção semelhante que poderia acontecer em Santa Felicidade!
Enviar novo comentário