Blues Festival
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de junho de 1989
Só a originalidade do Blues Festival, que hoje se encerra em Ribeirão Preto, São Paulo, já daria ao evento idealizado por César Castano uma grande dimensão - como provou a maciça cobertura dada pela imprensa nacional. Coincidentemente, várias gravadoras - das independentes Brasis e Eldorado à poderosa WEA - têm investido maciçamente em elepês com bluesmen, tanto do passado como de nomes em evidência internacional - cinco deles, participantes da mostra paulista: Magic Slim, Buddy Guy, Junior Wells, a cantora Etta James e Albert Collins. O Brasil esteve representado (e muito bem) por dois grupos que tiveram recentemente discos lançados pela Estúdio Eldorado: André Christovam e os Blues Etílicos.
Com seu primeiro lp ("Mandinga"), André Christovam vem obtendo uma grande projeção, já que juntou uma grande garra do estilo tradicional com "uma malandragem da veia brasileira", falando até de futebol ("Duvido"), sexo ("So Long Boemia") e mostrando lírico romantismo ("da estrada, levo os comparsas / e muita garrafa vazia / um par de guitarras velhas / e os amores de um só dia"). Convidados de expressão como Pique Riverti, Paulo Calasans, Ruriá Duprat e Roberto de Carvalho valorizam seu disco de estréia.
Internacionalmente, a CBS também colocou dois belos discos de blues. Ray Charles, não é somente um bluesman, mas um cantor-pianista-compositor que com seu estilo sofrido, há mais de 30 anos está na estrada, com muitos sucessos (o maior dos quais é o standard "Stella by Starlight"). Neste novo lp ("Just Between Us"), traz um punhado de composições belíssimas, abrindo com uma canção de James Taylor ("No Thing Like a Jundred Miles"), no qual fez dueto com um mestre do blues - B. B. King.
Um grande vocalista de blues, que finalmente chega fonograficamente ao Brasil é Leon Thomas, esbanjando sua sensibilidade nas oito faixas de "The Leon Thomas Blues Band". Os vocais, profundos, emotivos, de composições como "I Have The Blues", "School Girl Blues" e até um tema de Duke Ellington ("Duke's Place") são divididos com outro vocalista excelente, Donald Smith - e acompanhados por uma banda fortíssima, na qual, obviamente, há destaques de guitarra e harmônica (Hugh McKracken) e alguns dilacerantes momentos dos sax-tenoristas Houston Person e Babe Clark.
LEGENDA FOTO - André Christovam: no Blues Festival em Ribeirão Preto e com disco solo pelo Estúdio Eldorado.
Enviar novo comentário