CINEMA
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de março de 1973
São estranhos e curiosos os critérios da programação cinematográfica. Não apenas em Curitiba, mas em todo o Brasil: os exibidores, geralmente homens astutos e de bom senso para os negócios, preocupam-se em reservar as melhores datas para fitas bem recomendadas, em termos de bilheteria, esquecem-se daquilo que classificam de "entrave" isto é, filmes menos famosos e que contratualmente são obrigados a lançar, ao fazerem os acordos com as grandes distribuidoras. E uma das formulas que mais utilizadas para descarregar os filmes em que não acreditar comercialmente são os festivais, reunindo em uma semana sete filmes, para os quais, "o público não dará atenção", segundo seus pontos de vista. E isto ocorreu mais uma vez em Curitiba: No Carnaval numa das piores semanas do ano em termos de bilheteria cinematográfica, a Fama Filmes reservou uma de suas boas casas lançadoras - o Ópera - para apresentação de sete filmes inéditos da Columbia Pictures entre os quais ao menos um entra, tranqüilamente na relação dos 10 melhores do ano: "Os Maridos" (Husbands), de John Cassavetes. Na verdade todos os sete filmes apresentados mereciam maior atenção, mas, para não sermos acusados de intransigentes, achamos que ao menos o filme de Cassavetes - em 1971 incluído na relação dos melhores dos críticos cariocas e paulistas (cidades onde teve o lançamento um pouco menos clandestino) - mereceria um pouco mais de atenção.
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