Com Spielberg, promessa da semana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de julho de 1980
A estréia de << 1941 >> - nos cines Bristol e Vitória - se constitui num dos eventos importantes, em termos cinematográficos, neste mês.
Comédia de Steven Spielberg, com um grande elenco e amplos recursos de produção, satiriza o que teria ocorrido em Los Angeles, uma semana após o ataque do Japão a Pearl Harbor, em dezembro de 1941, quando um submarino nipônico foi visto no litoral da Califórnia. Trabalhando com ampla liberdade de produção - garantida pela excelente bilheteria de << Contatos Imediatos do Terceiro Grau >>, seu filme de 1977, Spielberg preferiu valorizar um elenco de intérpretes que o acompanham desde << Tubarão >> (primeira parte), recorrendo a poucos nomes consagrados ( e veteranos) internacionalmente. Entre eles o inglês christopher Lee (que ficou famoso na série de filmes de terror da Hammer, especialmente << Drácula >>), o japonês Toshio Mifune (o ator favorito de Akira Kurosawa) e Robert Stack, que há muitos anos só tem feito papéis em filmes para televisão. Numa pequena ponta aparece o cineasta Samuel Fuller, endeusado pela crítica, curtido pelos cineastas, mas que há 20 anos não conseguia realizar um novo filme - o que finalmente agora fez.
Com trilha sonora de johns Willians e bons efeitos especiais, << 1941 >> merece atenção nesta semana. Segunda-feira, ao menos no Vitória, estréia outra superprodução: a continuação de << Guerra nas Estrelas >>, intitulado << O Império ataca novamente >>.
Enviar novo comentário