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Aramis

Como é que é? (I)

O parnanguara Osvaldo Nunes de Oliveira, em entrevista a jornalista Antonia Eliana Chagas, de O ESTADO, publicada ontem, levantou indiretamente, uma seríssima acusação a alguns nomes de grande respeito da vida musical brasileira. Ao afirmar que é o autor de sucessos carnavalescos como "Aurora", "Chiquita Bacana" e "Pirata da Perna de Pau", o sr. Osvaldo Nunes de Oliveira, conhecido como Vadico, chocou a todos que, com seriedade se dedicam a pesquisa e estudo da música popular brasileira. Pois essas músicas foram sempre gravadas e registradas em nomes de outros autores - os quais, admitindo-se que o compositor parnanguara seja um homem honesto, teriam "roubado" as suas músicas. xxx "Aurora", a primeira das músicas citadas por Vadico como sua composição, surgiu no carnaval de 1941 (e não 1939, como conforme diz), sendo sua autoria creditada a Mário Lago (hoje conhecido ator de telenovelas, letrista dos mais respeitados) e Roberto Roberti. Seu lançamento foi feito pela dupla Joel (Joel de Almeida, 5/11/1913) e Gaúcho (Francisco de Paula Brandão Rangel, nascido em Porto Alegre, 1916 e já falecido). A respeito, o historiador Edigar de Alencar registra na página 279 do livro "O Carnaval Carioca Através da Música". "De versos bem feitos e facílimos, foi justíssima a sua consagração como das melhores coisas surgidas nesse Carnaval de 1941". xxx "Pirata da Perna de Pau", marcha que no carnaval de 1947 foi grande sucesso, na voz do cantor Nuno Roland (Reinol Correia de Oliveira, 1913-1975), teve sempre sua autoria creditada a João de Barro (Carlos Alberto Ferreira Braga, Rio de Janeiro, 29 de março de 1907) e a Alberto Ribeiro (Rio de Janeiro, 1902-1971). Essa mesma dupla é tida até hoje como autora de "Chiquita Bacana", que interpretada com muita vivacidade por Emilinha Borba (Emilia Savana da Silva Borba. Rio, 31 de agosto de 1921), foi o grande sucesso do carnaval de 1949, premiada no concurso de músicas carnavalescas daquele ano. xxx Consultando-se, além da básica obra de Edigar de Alencar "O Carnaval carioca através da música" (Livraria Freitas Bastos S/A, 1965, 2 volumes), também o esmerado encarte "100 Anos de Carnaval" preparado pelos pesquisadores Jairo Pires, José Ramos Tinhorão, Maurício Quádrio e Sérgio Cabral para álbum de 4 elepês editados pela Phonogram, há 3 anos passados não encontramos referências ao nome de Vadico ou Osvaldo Nunes de Oliveira, como autor dessas marchas carnavalescas. Outras obras sobre MPB, igualmente pesquisadas nada apontam e, até hoje, nunca soubemos de que Mário Lago, Roberto Roberti, Alberto Ribeiro e João de Barro tenha se apropriado de composições de outros autores. Assim, o parnanguara Vadico, ao reivindicar a autoria dessas composições tenta levantar suspeitas gravíssimas sobre a honorabilidade dos homens a quem, há mais de 30 anos, se confia criação dessas e dezenas de outras composições xxx Em tempo: não confundam o Vadico do caso, sr. Osvaldo Nunes de Oliveira, com o Vadico de Noel Rosa (1910-1937). Aquele era paulista, chamava-se Osvaldo Gogliano, nasceu em 24 de junho de 1910 e faleceu a 11 de junho de 1962. xxx Das duas uma: ou o sr. Osvaldo Nunes de Oliveira prova de forma definitiva (o que achamos difícil) ser realmente o autor dessas músicas consagradas, ou ele foi muito injusto com Lago. Roberti, João de barro e ao falecido Alberto Ribeiro, reivindicando para si, músicas feitas na verdade, por aqueles respeitáveis compositores.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Tablóide
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09/01/1977

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