Em todas as rotações
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de dezembro de 1977
1 Muito se tem falado do dom carismático de Gino Vannelli no palco: sua aparência, movimento e, principalmente, o efeito singular que exerce em milhares de fãs que comparecem a seus concertos. E ouvindo-se "Gist of The Gemini" (A&M/Odeon), entende-se porque esse canadense de 24 anos é considerado já uma das mais fortes presenças da música contemporânea. Lembrando Rick Wakeman pela tranqüilidade que tira rendimento dos teclados -executados por seu irmão. Joe - banda de Gino busca dar uma grande dimensão ao pop. E um dos homens aos quais se deve creditar os méritos de "The Gist of the Gemini" é o inglês George Emereick (ganhador do prêmio Grammy por sua engenharia em "Band of the Run", de McCartney), produtor deste novo lp, longe de ser um disco comum. O lado um abre com "My Love", seguido da balada "Omens of Love" e "A New Fix For 76". O lado 2 abrange um poderoso minimovimento intitulado "To The War", dividido em sete partes musicais. Os destaques do movimento são "Summers Of My Life" e "Carnal Question". Apoiando os vocais e pianos de Gino, estão seu irmão Joe, também nos teclados Richard Baker (órgão, sintetizador, baixo), Graham Lear (bateria) , Dido (congas( e John Mandel (percussão).
2 Outra surpresa agradável é a "Savannah Band" ("Dr. Buzzard`s Original", RCA Victor, 104.4090, outubro/77), afinado grupo vocal, e instrumental, ao qual um suave grupo instrumental ganha o apoio de três vocalistas - Gary Daye, Stony Browser Júnior Darnell, para interpretar uma seleção de canções de Stony Browdre Júnior e Augusto Darnell, pianista guitarrista e baixista respectivamente da banda, completa por Mickey Sevilla (bateria, "Sugar Coated" And Hernandes (vibrafone) e Don Armando Bonilla (percussão).
3 A música alemã tem um público seguro no Sul do Brasil, que faz a Chantecler investir, regularmente, no setor: Peter Maffay é mais um vocalista germânico, que com um repertório tradicional tem seu primeiro elepe aqui editado (Telefunken/-Chantecler, 4-4-0-404-108, novembro/77). Entre outras faixas, "Wo Bist Du", "Guitar Roy". Teufelsreis" e "Welcher Stern Steht Uber Uns".
4 Nino Rosso é um pistonista italiano, dono de um sopro suave, romântico quadrado até, mas que se ajusta às regras de consumo. Razão mais do que suficientes para fazer de "Romântico"(Pic/RGE, 308.0034), um disco de fácil consumo. Ainda mais considerando o repertório escolhido, com canções de sucesso do momento "Don`t Cry For Me Argentina", ao lado de clássicos como "Manna", Yesterday", "More" e até o melódico tema que Max Steiner criou há 21 anos para "A Summer Place".
5 Chega ao volume 12 a série "Samba é Uma Parada" com o grupo Os Caretas (Polyfair-2494596, novembro/77). Mais de vinte sambas - entre os mais comerciais a trabalhos de gabaritos - em arranjos bem incrementados, que não chega a ser o som "Discotheque", mas que é muito bailável. Já na série "Discotheque", a Phonogram lança um compacto com "The Original DiscoDuck", ou seja o "Melô do Pato" (R. Dess), que está sendo muito tocado nas discotheques de várias capitais.
6 Outra série da Phonogram que cresce, a Batucada. O volume um do disco com sons demonstrativos de nossos ritmos foi lançada há 20 anos é agradou muito. Principalmente, aos turistas, que a série prosseguiu. O volume 4, com 21 faixas, é uma demonstração principalmente de instrumentos de percussão. Um disco ideal para se presentear um amigo estrangeiro ou para se levar numa viagem ao Exterior. Aliás, a produção destina-se basicamente aos estrangeiros, tanto é que todos os textos são em bilingue.
FOTO LEGENDA- Diegrossen Erfolge
FOTO LEGENDA1- Savannah Band
FOTO LEGENDA2- Cor do Som
FOTO LEGENDA3- Waldir Azevdo
Enviar novo comentário