Login do usuário

Aramis

Em uma semana, o que vem de melhor no próximo ano

A crise de espectadores não atinge apenas os filmes brasileiros - embora nestes a recessão seja maior. Com exceção de filmes de ação, violência e terror - tipo "Sexta-feira 13", "A Hora do Pesadelo", "Rambo", "Inferno Vermelho" - e agora, nesta semana, "Príncipe das Sombras" (São João), "Duro de Matar" (Plaza) e "Nico, Acima da Lei" (Astor), as bilheterias têm sido reduzidíssimas. Esta é uma das razões que facilitaram, por parte das principais distribuidoras americanas (e algumas que trabalham com filmes europeus) a liberação antecipada de títulos atraentes, já legendados e previstos para lançamento em 1989, a terem pré-estréias no Plaza, em dezembro. Sempre com uma única exibição, em 5 sessões diárias (7 no sábado e domingo, dias 3 e 4 de dezembro), estarão sendo projetados filmes dos mais diversos gêneros, destinados a alcançarem faixas específicas de público. Considerando que Curitiba é tida como cidade-padrão, para teste de certos produtos, uma pesquisa de opinião pública, com votação direta dos espectadores em torno dos filmes apresentados, será realizada durante a Mostra "Cinema 89". xxx Em termos artísticos, os filmes de maior qualidade previstos para esta promoção são os seguintes: "Bom Dia, Babilônia", dos irmãos Taviani; "Homens", de Doris Dorrie (o maior êxito de público da RFA, em 1986); "Miss Mary", de Luiz Puenzo (diretor de "A História Oficial"); "Aria", de vários realizadores; "A Festa de Babetti" (Oscar 87 de melhor filme estrangeiro); "Sob o Sol de Satã", de Maurice Pialat (Palma de Ouro, Cannes 87); "Maurice", de James Ivory (o mesmo diretor de "Uma Janela para o Amor"); "Imensidão Azul", de Luc Bresson (representou a França no último Festival de Cannes); "A Veneziana", de Mauro Bologni; "Crônica de uma Morte Anunciada", de Francesco Rossi (do romance de Gabriel Garcia Marquez); "Barfly", de Bert Schroeder. xxx Em termos de filmes com atrativos para o público - mas também realizados para gente competente - teremos "Gothic", de Ken Russell; "Sunset - Assassinato em Hollywood", de Black Edwards; "As Aventuras do Barão de Munchausen", de Terry Gilliam (do grupo Monty Python e diretor de "Brazil - O Filme"); "Monkey Shines", de George Romero; "Cocoon, The Return", de Daniel Petrie; "Cocktail"; "A Bolha Assassina - II Parte" e "Um Robot em Estado de Choque" (Curt Circuit II). xxx Haverá três especiais, do maior interesse: "Salô ou os 120 Dias de Sodoma", o último filme de Pier Paolo Pasolini (1922-1975) - apresentado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e cuja vinda a Curitiba depende ainda de negociações; o documeto-drama "Aldo Moro - Herói e Vítima da Democracia" e, especialmente, "Bird", a cinebiografia que Clint Eastwood dedicou ao saxofonista de jazz Charlie Parker (1920-1955), exibido hors concours no último Festival de Cannes e cuja trilha sonora deve sair em breve no Brasil pela CBS. xxx Além de 35 pré-estréias, a Mostra reservou as sessões das 14 horas para uma homenagem especial: três filmes que Carmen Miranda (1909-1955) fez em Hollywood - "Minha Secretária Brasileira" (1942), "Uma Noite no Rio" (1941) e "Serenata Tropical" (1939), e quatro filmes que Marilyn Monroe (1926-1962) estrelou na 20th Century Fox: "O Pecado Mora ao Lado" (1954); "Como Agarrar um Milionário" (1953); "Os Homens Preferem as Loiras" (1953) e "O Rio das Almas Perdidas" (1954).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
30/10/1988

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br