Equilíbrio chinês
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de outubro de 1988
Ao sair do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, deslumbrado com a técnica e competência dos 26 acrobatas que abriram o Brastemp China Festival, o publicitário João José exibia seu mais dentifrício sorriso. Além do prazer de ter assistido a uma belíssima demonstração de uma arte que remonta a 220 A.C., o criativo e premiado publicitário viu acesa a idéia para um belíssimo comercial: o último número do espetáculo, no qual três acrobatas montam um verdadeiro edifício de cadeiras, tendo por base uma frágil integrante do grupo, é o que se pode classificar de harmonia-equilíbrio-segurança. Basta registrar o número em execução e colocar a assinatura de um cliente cujo produto deva ser associado com a imagem de equilíbrio. Um banco, por exemplo!
- "E numa segunda parte, quando as acrobatas vão retirando as cadeiras nas quais estavam equilibradas, pode dar outro comercial: este sobre o desmonte pretendido pelo governo Sarney" - comentava outro publicitário, igualmente deslumbrado pelo espetáculo.
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Com o grande auditório praticamente lotado, o Brastemp China Festival começou de forma excelente: a competência dos 26 acrobatas - 13 homens, 13 belas jovens, aparentemente pequenas e frágeis, mas de uma resistência física incrível, arrancou urros de entusiasmo do público - mais de 40% de olhos amendoados, o que prova que se a colônia chinesa em Curitiba não é tão grande, as outras raças orientais que aqui têm seus descendentes foram em peso ao Guaíra para conhecer a arte vinda do país do Sol Nascente.
O êxito da troupe acrobática de Jinan, no sábado e no domingo, é o melhor referencial para estimular o público a voltar para assistir a continuidade deste Festival patrocinado pela Brastemp e que envolve mais de cem artistas: o Teatro de Fantoches (hoje e amanhã, 21 horas) e a Ópera de Pequim (dias 15 e 16).
Assim como a técnica dos acrobatas chineses - aplaudida e premiada em centenas de países - é um espetáculo para todas as idades, também o teatro de fantoches ultrapassa o público infantil (pena que as apresentações aconteçam à noite, num período escolar, o que impede a presença de maior número de crianças). Primeiro prêmio no Festival Internacional de Nova York (1987), o Teatro de Fantoches é uma forma das mais populares na tradição folclórica chinesa, remontando a um período antigo, da dinastia Han do Oeste (200 A.C.), basicamente preservando a cultura e as tradições infanto-juvenis dos chineses.
LEGENDA FOTO - Fantoches gigantes, na arte milenar dos chineses, dão prosseguimento hoje e amanhã ao Brastemp China Festival (auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, 21h).
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