Filmes, discos e livros aos fãs
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de julho de 1987
Há dez dias, quando o Disc Tape Clube recebeu a primeira cópia alternativa de "Round Midnight", um associado, o artista Luís Henrique, implorou a Aníbal Marques, diretor técnico: pagou a locação de uma semana para curtir, ao máximo, o já lendário de Bertrand Tavernier que há um ano emociona e entusiasma jazzófilos de muitos países.
Enquanto a Warner não se decide a lançar a cópia em 35mm, que há mais de seis meses está em seu cofre, no escritório do Rio de Janeiro, vídeos "alternativos" (para não dizer piratas) desta obra maravilhosa, copiados de uma transmissão a cabo, nos Estados Unidos, são as mais disputadas pelos que desejam conhecer o belíssimo filme que foi realizado há pouco mais de um ano inspirado nos tristes anos em que o pianista Bud Powell (Nova Iorque, 27/09/1924-31/07/1966) residiu em Paris.
Premiado com o Oscar de melhor trilha sonora e tendo valido ao saxofonista Dexter Gordon (Los Angeles, 27/02/1923), que também viveu durante anos na Europa, a surpreendente indicação de melhor ator - pela sua criação do personagem Dale (inspirado em Powell), "Round Midnight" é daqueles cult-movies que se tornam um clássico mesmo antes de seu lançamento comercial. A Warner estava indecisa em exibi-lo no Brasil, esperando que fosse aprovada a legislação que permite a legendagem da cópia original, para evitar assim maiores despesas. Só que isto está demorando, e agora cópias em vídeo, mesmo com pouca qualidade de projeção, estão circulando em todo o País. O que, entretanto, não impede que o filme chegue ao circuito comercial.
xxx
Dois álbuns lançados recentemente trazem a música de "Round Midnight", a trilha específica, em edição da CBS (seguramente o melhor disco de jazz do ano), e que valeu a Herbie Hancock o Oscar e "The Other Side of Round Midnight" (Emi/Odeon), com temas que não foram aproveitados integralmente na trilha específica.
Enviar novo comentário