"Round Midnight", um filme de amor ao jazz
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de janeiro de 1988
Num ano jazzístico, em que o Free Jazz, das irmãs Dauelsberg, se consolidou totalmente e as gravadoras lançaram mais de cem excelentes álbuns, o cinema também teve seu momento de jazz: "Por Volta da Meia Noite" ("Round Midnight"), carinhosa homenagem que o francês Bertrand Tavernier fez aos grandes instrumentistas que, nos anos 40 e 60 se auto-exilaram na França, é, com toda razão, considerado o mais belo filme já feito sobre jazz. Uma obra-prima que revelou o grande saxofonista Dexter Gordon, 63 anos, como ator - tanto é que foi candidato ao Oscar e possibilitou a Herbie Hancock montar uma trilha sonora tão maravilhosa que além de lhe dar o Oscar, teve que ser distribuída em dois álbuns, tal a quantidade de temas marcantes (e excelentes instrumentais) ali reunidos - editados no Brasil pela CBS (sound track "Round Midnight") e EMI/Odeon ("The Other Side of "Round Midnight", Blue Note).
"Ao Redor de Meia Noite" - pessimamente lançado no Cine Bristol, ali ficando apenas 2 semanas em exibição, deve retornar ao cartaz. O segundo melhor filme do ano - com 117 pontos - terá que chegar a um público maior, e para tanto, Aleixo Zonari, godfather da Vitória Cinematográfica, promete duas semanas com as reprises dos dez melhores filmes de 1987.
"Veludo Azul" (Blue Velvet), um filme pesado, denso, de David Lynch - que no dia 1o de outubro marcou a reabertura do Cine Bristol (estava fechado há mais de um ano) é o terceiro melhor filme do ano, numa listagem em que se segue com "Coronel Redl", do húngaro Istvan Szabo, o mesmo de "Mefístoles" e a agradável surpresa foi "O Selvagem da Motocicleta" (Rumble Fish), modesta produção de 1983, no qual Coppola mostrou toda sua ternura - no mesmo ano em que dele aqui chegaram "Peggy Sue" e "Jardins de Guerra". Fellini voltou, também em forma, com "Ginger e Fred" - suave e melancólico; "Tangos", do argentino Fernando Solanas, foi um deslumbramento afetivo e "O Declínio do Império Americano", o mais contemporâneo (e corajoso) debate sobre o amor na sociedade contemporânea. Um rico ano cinematográfico.
LEGENDA FOTO 1 - Robert de Niro, o diabólico personagem de "Coração Satânico", de Alan Parker: escolhido o 7o melhor filme lançado em 1987.
LEGENDA FOTO 2 - Dexter Gordon, grande saxofonista de jazz, revelado como ator em "Ao Redor de Meia Noite", concorreu ao Oscar.
Tags:
- Alan Parker
- Aleixo Zonari
- Ao Redor de Meia Noite
- Bertrand Tavernier
- Blue Note
- Blue Velvet
- CINE BRISTOL
- Coração Satânico
- Coronel Redl
- David Lynch
- Dexter Gordon
- EMI/Odeon
- Fernando Solanas
- Free Jazz
- Herbie Hancock
- Istvan Szabo
- O Declínio do Império Americano
- O Selvagem da Motocicleta
- Peggy Sue
- Robert de Niro
- Round Midnight
- Rumble Fish
- The Other Side
- Veludo Azul
- Vitória Cinematográfica
Enviar novo comentário