FUSÃO DO CURITIBANO
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 21 de março de 1974
Até agora apenas a diretoria e alguns conselheiros discutiram o assunto: o Clube Curitibano vai fazer uma fusão com o Iate de Caiobá. O assunto será levado a discussão de assembléia geral nos próximos dias sua aprovação é praticamente cerca de 70% dos associados do Iate Clube de Caiobá já são sócios do Curitibano e pela administração dos 30% restante (que receberão as valorizadissimas ações de Curitiba no, hoje na base Cr$ 10 mil) a associação beneficiará os milhares de sócios do tradicional clube da cidade: terão uma sede na sofisticada praia de Caiobá que, recebendo uma injeção financeira, poderá ampliar suas instalações, hoje ainda modestas. O presidente do Curitibano, banqueiro Luiz Antônio Vieira e o do Iate de Caiobá, Arsênio de Almeida, mantiveram muitos encontros sigilosos tratando desta importante fusão. Aliás outros clubes da cidade também estão tratando de fusões: o Concórdia e o Tiro Ao Alvo e as Sociedades Beneficente e Cultural do Ahu com a Esportiva do Ahu.
ADEUS A ITAIPU
A ida de Maurício Schulmann da Secretaria da Fazenda para o Banco Nacional de Habitação e a possível designação de Arthuro Andreoli para a Eletrosul, esvaziam, segundo os expertos, as possibilidades de um paranaense vir a ocupar um dos cargos executivos da empresa multinacional que construirá a obra do século: a usina de Itaipu. E temendo esta marginalização paranaense, os dirigentes da Associação Comercial do Paraná já se preocupam em revitalizar dupla campanha: a presença de um técnico do Estado na empresa, em posição de destaque e a localização de seu escritório principal em Curitiba. Em termos de nomes surge agora o do coronel Cassio de Paula Freitas, ex-diretor da Companhia Força e Luz ex-secretario dos Transportes e atualmente na direção comercial da Copel.
CIMO NO KUWAIT
O Paraná passa a ter a partir de abril ao menos uma ligação mais estreita com o Kuwait: muitos dos grandes negócios de petroleos que os poderosos sheiks do pequeno mas riquíssimo Estado (16.000 Km2, a mais alta renda per-capita do mundo: 3.500dólares) venham a decidir, poderá ser em cima de madeiras do Paraná. Explica-se: na Feira Internacional de Móveis, realizada em janeiro em Colônia, Alemanha Ocidental, o industrial Braulio Zipperer, vice-presidente da Móveis Cimo , assinou contratos para venda de 400 conjuntos de escritórios, tipo executivo, destinado ao Kuwait, o que somadas as vendas para o Japão, totalizaram negócios superiores a US$ 40 mil. Os móveis já estão sendo embarcados devendo chegar em breve ao Kuwait, atualmente o sétimo produtor mundial de petróleo, com uma cifra de 137 424 toneladas. E , o que é o mais importante, com reservas que somam 9 bilhões de toneladas uma quinta parte da produção mundial. Plano e deserto, quase desprovido de água, o território de Kuwait inclui as ilhas Babiyan e Faylakan. No verão, a temperatura atinge freqüentemente a 45.0C.
DUPLA VERNISSAGE
Respeite-se amanhã a noite, o que já ocorreu, lamentavelmente, tanta vezes em 73: na mesma hora (20,30) serão inauguradas duas exposições de artes plásticas. Na galeria do Teatro do Paiol, a mostra "Viagem ao Redor do Homem", com óleos de Anilde Pedrosa, ou seja o conhecido Appe, chargista há 30 anos da revista "O Cruzeiro", que chega hoje a tarde a Curitiba. Na Eucat Expo (Rua João Negrão, 150), a mostra "8 Artistas Argentinos" (Do Figurativo ao Abstrato), com óleos e desenhos de Júlio Baragan, Ponciano Cardenas Canelo Jeannines Rogés, Angel Laddaga, Febo Marti, Luís Mastro, Francisco Pepe Veneziano e mini-esculturas jóia de Antônio Pujia, todos de Buenos Aires. Appe, acreano, 54 anos, esteve no ano passado vários meses na Europa, principalmente na Escandinávia, "em observação sócio-ecológica", como explica, aproveitando ainda para fazer minucioso estudo da gigantesca obra de Pablo Picasso (1881-1973), existente no seu famoso Museu, em Barcelona.
LUIZ ANTONIO NO BNH
Além de Honorio Peterson Hungria, ex INOCOOP, outro paranaense vai ocupar uma das diretorias do Banco Nacional de Habitação: Luiz Antônio Velloso de Souza, desde 1966 na presidência da Companhia de Habitação de Curitiba e filho do ex-governador Pedro Viriado Parigot de Souza Engenheiro civil, professor da cadeira de Hidráulica na Universidade Federal, Luiz Antônio especializou-se em problemas de hidráulica, mas nunca chegou a trabalhar neste setor, pois como seu pai ocupava a presidência da Companhia Paranaense de Energia Elétrica, por uma questão ética nunca quis ingressar na empresa. Convidado pelo ex-prefeito Osmar Sabbeg para substituir Jefferson Wanderley na Cohab deu grande proteção aquela companhia de economia mista veiculada a Prefeitura. Há três anos, recebeu tentador convite de uma grande empresa de São Paulo, para bem remunerado posto executivo, mas, recusou a proposta.
SEPROC A NOITE
O funcionamento do Jumbo à noite, até às 22 horas, com bom movimento de vendas animou outros comerciantes a estenderem os horários de seus estabelecimentos: o primeiro a aderir foi Maurício Frischmann, sempre aberto às navas idéias. E com isto também o Serviço de Proteção ao Crédito passa a funcionar até às 22 horas, pois é claro que muitas vendas são na base do crediário. Até agora, o comercio só vinha funcionando até às 22 horas nas sextas-feiras. Evidentemente, na reunião da ACP em que se discutiu a necessidade do Seproc funcionar até mais tarde, nem todos concordaram mas prevaleceu o bom senso: a cidade cresce e aumenta cada vez mais o numero de compradores em potencial que deixa de fazer compras por falta de tempo durante o dia.
ZIG-ZAG
* O jornalista Simão de Montalverde, chefe de relações publicas do Banestado, foi o único assessor que Affonso Alves de Camargo Netto levou para a Secretaria da Fazenda. Em seu lugar, assessorando Celso Saboia novo presidente do Banestado, fica Jorge de Castro, ex-Imagem Antônio Luiz de Freitas, como não acompanhe Schuimann para o BNH, passará para a coordenação do Centro de Promoções Econômicas.
* "A Noite do Desejo" filme de Fuaze Mansur, finalmente proibido pela Censura, permaneceu em fevereiro, durante 3 semanas em exibição no cine Plaza.
* Para conseguir maior agressividade em seus objetivos, o Centro de Exportação do Paraná vai alterar seus estatutos. Para tanto foi designada uma comissão formada pelo banqueiro Mário Saporiti, empresário João Kracik Filho e advogado Fernando Miranda.
* O banqueiro Avelino Vieira e seu filho Edson, deram exemplo de simplicidade franciscana na sexta-feira, em Brasília: enquanto muitos políticos e autoridades chegaram a mandar seus automóveis para conduzi-los do aeroporto da cidade, os dirigentes supremos do Bamerindus viajaram, democraticamente de ônibus. A noite, antes de apanhar o jatão de Transbrasil para o retorno a Curitiba, Edson comprou - regateando no preço - uma peça de artesanato baiano no hall do aeroporto, como presente a sua esposa.
* Dois ilustres arquitetos chegando na cidade: hoje, para falar sobre "Pesquisa Histórica" aos alunos do curso da arquitetura da UFN, estará no Centro Politécnico o professor Augusto Silva Telles, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico. Amanhã, chega Miguel Pereira, professor da Escola de Arquitetura da Universidade de Brasília e presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil.
* Falando nisto Renato Soeiro, arquiteto, que vinha acumulando as diretorias do Patrimônio Histórico e Artístico e Assuntos Culturais do MEC, fica agora só no Patrimônio. Para os Assuntos Culturais foi nomeado o sociólogo Manuel Diégues Jr. Autor de vários livros e também conhecido como o pai de "Cacá", ou seja o cineasta Carlos Diégues ("Ganga Zumba", "A Grande Cidade", "Quando O Carnaval Chegar", "Os Herdeiros" e "Joana, A Francesa"). Cacá é casado com a cantora Nara Leão. Os demais órgãos culturais do MEC permanecem em compasso de espera, mas, curiosamente, vários setores que nunca antes haviam se preocupado com o Paraná, estão telefonando para cá colocando-se a disposição e mesmo marcando visitas. Como a próxima vinda do presidente do INC.
* Ainda não foi escolhido o substituto do professor Edilson Costa no setor de Artes da Diretoria de Assuntos Culturais: quem está respondendo, inteiramente, pelo setor é Alceu Stangue Monteiro, que em 1960 chegou a ocupar por alguns meses a superintendência do Teatro Guaíra.
* Belmiro Valverde Jobim Castro, 31 anos, mineiro de Juiz de Fora, o mais novo Secretário de Estado - escolhido para substituir Ivo Simas Moreira, no Planejamento, é primo do compositor Antônio Carlos Jobim e também do ex-governador Walter Jobim. Seu tio é o senador Danton Jobim, ex-diretor de "Ultima Hora", na GB. Filho de um general (hoje na reserva), morou alguns anos em Rio Negro mas se formou em Direito na GB. E`casado com uma curitibana: Elizabeth filha de Rubens Arles Bettega.
* Confirmado: o presidente Alfred Stroessner, do Paraguai, vem mesmo em abril ao Paraná. O que não está confirmado: se ele permanece apenas 48 horas ou se estende sua temporada por mais alguns dias, repousando na residência de um de seus irmãos. Em Guaratuba. Outro detalhe que nem a Embaixada do Paraguai em Brasília ainda sabe: se a visita será antes ou depois da viagem de Stroessner a África do Sul.
* Domingo pela manhã, houve a solenidade da benção, pelo cônego Haroldo Ribeiro, das novas instalações do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, pertencente à Associação de Proteção a Infância Dr. "Raul Carneiro", presidida pela sra. Ety Forte. A mesma entidade é mantenedora do Hospital de Crianças Cesar Perneta, que passa agora atender exclusivamente pacientes não pagantes, aumentando em mais 160 leitos gratuitos aos que necessitam assistência médica.
* Quem chega hoje a Curitiba é David Monartt, técnico em uma especialidade de grande interesse no momento: segurança em edifícios. Dirigentes da Oga-Incorporated, nos EUA. Na semana passada esteve na GB e São Paulo, participando do Simpósio de Teonologia Segurança de Edifícios, promovido pelo grupo Lume.
* A sessão de ontem da Assembléia foi em homenagem aos "Diários Associados" e ao seu fundador, jornalista Assis Chateaubriand Bandeira de Mello. Ontem os Associados comemoraram 50 anos de fundação.
* Estão abertas, no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, as inscrições para o I salão de Inventores. Também ainda restam algumas vagas para o curso de criatividades, que o professor Thomas Hudsen, de Londres orientará a partir do dia 8.
* O otologista Wilson Cidral, de Curitiba, está preparando uma série de filmes científicos sobre reabilitação de deficientes auditivos, que exibirá durante o III Congresso Brasileiro de Terapia da Palavra. De 28 de abril a 3 de maio. Cidral está realizando seus filmes em 16mm, com uma câmara equipada com lente Zeiss e que funciona acoplada a Microscópio.
Tags:
- A Grande Cidade
- Affonso Alves de Camargo Netto
- Alemanha Ocidental
- Antônio Carlos Jobim
- Associação Comercial do Paraná
- Assuntos Culturais
- Assuntos Culturais do MEC
- Avelino Vieira
- Banco Nacional de Habitação
- BNH
- Braulio Zipperer
- Cacá Diegues
- Cassio de Paula Freitas
- Centro de Criatividade do Parque São
- Centro Politécnico
- Clube Curitibano
- Companhia de Habitação de Curitiba
- Companhia Força
- Companhia Paranaense de Energia Elétrica
- Diários Associados
- Edilson Costa
- Em Guaratuba
- Fernando Miranda
- Ganga Zumba
- Iate Clube de Caiobá
- INC
- Instituto dos Arquitetos do Brasil
- Jorge de Castro
- Juiz de Fora
- Luiz Antônio
- Luiz Antônio Vieira
- Maurício Frischmann
- MEC
- Miguel Pereira
- Móveis Cimo
- Nara Leão
- O Cruzeiro
- Os Herdeiros
- Pablo Picasso
- Patrimônio Histórico
- Raul Carneiro
- Rio Negro
- Rua João Negrão
- Rubens Arles Bettega
- Secretaria da Fazenda
- Secretário de Estado
- Serviço de Proteção
- Simão de Montalverde
- Teatro do Paiol
- Teatro Guaíra
- Última Hora
- Universidade Federal
- Universidade Federal do Rio
- ZIG-ZAG
Enviar novo comentário