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Grandes Instrumentistas (II) - Amilson Godoy

Dificilmente Amilson Godoy esquecerá a noite de 16 de março de 1989. No Town Hall, um dos templos musicais de Nova Iorque, lhe coube uma imensa responsabilidade: abrir a programação do "The Sound of Brazil", o projeto que a etiqueta Som da Gente levou com o apoio do Bamerindus para entrar, "pela porta da frente" - como dizia, na ocasião, a produtora Teresa Souza - no difícil mercado americano. Além da responsabilidade de se apresentar para um público exigente - na platéia, mais de 30 críticos de jornais e revistas, convidados de várias partes dos Estados Unidos - Amilson enfrentava um problema de última hora: o acordeonista Dominguinhos e o guitarrista Natan Marques que deveriam participar do espetáculo, afinados que estavam com dezenas de horas de ensaios e a participação do elepê recém gravado, não puderam viajar. Alemão (Olmir Stocker) substituiu a Natan e mesmo com a perda do happening a parte que seria a presença do acordeonista Dominguinhos, Amilson Godoy e seu grupo agradaram - e muito - conforme testemunhamos pessoalmente e aqui, exaustivamente, registramos. Coincidentemente ao projeto "The Sound of Brazil", em Nova Iorque, a etiqueta Som da Gente ali fez o lançamento do elepê de Amilson, em CD, primeiro trabalho solo do tecladista, compositor e arranjador - de uma família musical (irmão dos também pianistas Aylton e Amilton Godoy, este do Zimbo Trio), ex-integrante do grupo Medusa (um elepê feito pelo Som da Gente, há dez anos), e participação em inúmeras gravações. Mas foi com este disco - agora lançado no Brasil em versão convencional e também em CD - é que temos aquilo que Amilson considera o seu primeiro elepê solo. Portanto, uma produção emotiva, "como se fosse uma improvisação pensada" e que transmite todo o sentimento de um dos mais completos músicos brasileiros. Mesclando composições próprias com de outros autores, Amilson passa o feeling de um artista muito especial. Por exemplo, "Quatro Estações", é um tema que fez pensando em seus filhos, o primeiro a ser composto. Algumas faixas exigiram o peso sonoro de um instrumento acústico e foram gravadas no Steinway do Teatro Cultura Artística: "Colorindo" (música que Amilson diz ter composto "num entardecer opaco, típico de São Paulo"), a valsa "Eu Sonhei que Tu Estavas tão Linda" (Lamartine Babo / Francisco Matoso) e "Bons Tempos", que compôs especialmente para a Orquestra Harmônicas de Curitiba, de cujo terceiro elepê foi o produtor. Outras composições marcantes são "Tem Nome não" (parceria com José Luiz Manour, jinglista dos mais requisitados pelo Nossoestudio), "Desequilibrando". De outros autores, escolhas muito afetuosas: "Encontro", um tema romântico e misterioso a um só tempo, escrito por John Roth, um tapeceiro que apareceu certa vez na casa de Amilson para fazer um serviço e, vendo o piano, sentou-se e fez jorrar uma incrível série de composições. Amilson tornou-se amigo daquele senhor que nunca havia mostrado suas músicas a ninguém, escreveu as partituras de todas elas e agora, o homenageia com a inclusão deste belo "Encontro". Walter Santos, sócio do Nossoestudio, compositor e cantor da fase paulista da Bossa Nova - e que há muito deve um elepê (é um extraordinário compositor) é o autor de "Ilha Bela", outro dos belos momentos deste disco. Amilton, irmão de Amilson, compôs "Viva Tuca" a partir de um tema que na infância foi feito pelos irmãos Godoy para infernizar o caçula Amilson, que ainda hoje mantém o apelido de Tuca. E o disco traz o afetuoso "Um Abraço Seu". "Domingos", música que Amilson fez a pedido de Dominguinhos para entrar num disco instrumental do sanfoneiro que acabou não saindo. Agora foi Dominguinhos que veio participar desta faixa (bem como "De Repente", que só entrou no CD). Um elepê magnífico, com William Caram na bateria, Natan Marques na guitarra, Arismar do Espírito Santo no baixo elétrico, Oswaldinho da Cuíca, Eduardo Souza na programação dos teclados e, em emotiva participação na faixa "Encontro", o guitarrista Alemão. LEGENDA FOTO - Amilson Godoy: um disco perfeito.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
16
10/09/1989

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