E Laís deixou a Casa da Gravura
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de dezembro de 1985
Surpresa nos meios artísticos: a gravadora Laís Peretti Gurtensten despediu-se na noite de terça-feira, 10 da direção da Casa da Gravura, que assumiu há dois anos e meio - em meio a muitas contestações. Um coquetel com vinho colonial e muitos salgadinhos - e a presença da fauna ligada às boca-livres do campo das artes plásticas -, movimentou o Solar do Barão, onde a Casa da Gravura tem sede.
A festa não era apenas de despedida da Lais - que, dizem seus amigos, fez uma "opção pessoal" em deixar a burocracia administrativa para se dedicar integralmente as artes plásticas, inclusive passando para experiências em outras técnicas. Na mesma ocasião, uma exposição de mais de 70 gravadores, com trabalhos que vão do sofrível ao ótimo, foi montado em vários salões daquele espaço cultural.
xxx
No catálogo distribuído na ocasião há uma espécie de relatório do que Lais Peretti Gurtensten realizou na Casa da Gravura. Por exemplo, em fevereiro de 1984 ali implantou a Oficina de Xilografia e como resultado já surgiram muitos "interessados"(média mensal de 110 pessoas) na arte de gravar. Bem relacionada nacional e internacionalmente, Lais procurou levar trabalhos dos gravuristas da terra a outros Estados e países e implantou uma mala direta para divulgar os trabalhos dos gravadores junto a 800 empresas e colecionadores particulares. "Como resultado - diz em seu relatório de despedida - aconteceu o Prêmio Philip Morris de Gravura".
Outra vitória que Lais se orgulha: a sala climatizada para conservar com segurança 914 gravuras do acervo da instituição, incluindo-se nesta obra do mais importante dos gravadores de nosso Estado, Poty Lazarotto. Muitos nomes nacionais nesta técnica das artes plásticas aqui estiveram dando cursos que, de alguma forma, contribuíram para elevar o nível dos nossos artistas. Por último, Lais deixa um projeto para sua substituta - (quem será?) - implantar: a Oficina de Papel Artesanal.
LEGENDA FOTO: Lais: adeus à gravura.
Enviar novo comentário