Gaúchas expõem gravura em metal
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de julho de 1992
As artistas plásticas gaúchas Cátia Usevicius e Eliane Santos Rocha mostram suas gravuras em metal na Sala Gilda Belczak do Museu da Gravura (Solar do Barão - Rua Carlos Cavalcanti, 533), a partir de hoje até 2 de agosto. A sala abre também aos sábados e domingos, das 10 às 15 horas.
Nascida em Porto Alegre, Cátia Usevicius é formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também concluiu Artes Plásticas, com habilitação em Desenho. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas em vários estados brasileiros e também nos Estados Unidos. Eliane Santos Rocha é gaúcha de Santana do Livramento. Realizou cursos no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, com Vilson Alves e Fernando Baril, tendo se aperfeiçoado com Paulo Porcella, Plínio Vernhardt e Armando Almeida. Seu trabalho já foi exposto em muitas cidades do Rio Grande do Sul e também em Ribeirão Preto (SP), além de uma mostra nos Estados Unidos.
Na apreciação da crítica Miriam Aloísio Avruch, "as artistas escolheram o caminho da pesquisa, do estudo aprofundado que possam levá-las ao encontro de suas próprias identidades, sem cair em modismos. A inquietude levou-as a participarem de um projeto no Atelier Livre, sob orientação de Armando Almeida, mestre gravador consagrado. Foi aí que descobriram o espaço eloqüente da gravura em metal e suas sutilezas, desvendando os procedimentos para sua utilização".
LEGENDA FOTO - Água tinta/água forte: de Eliane Rocha.
Enviar novo comentário