Música
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de janeiro de 1985
Alegrai-vos fãs de Mozart. Dois excelentes lançamentos com a música do mestre Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), trazendo quatro concertos – dois para piano e dois para violino.
Os concertos para piano – os de números 12 e 13 – tem como solista Vladimir Ashkenazy, acompanhados por uma orquestra sinfônica não nominada – e estão em lp da London/Poligram, gravação digital.
Já os concertos para violino – números 1 e 2 – tem como solista e regente o internacional Pinchas Zukerman, a frente da Saint Paul Chamber, em lançamento da CBS, em sua série Masterworks, que Maurício Quadrio dirige com tanta eficiência.
Reconhecido como um dos grandes violinistas virtuosos deste século, Pinchas Zukerman está à vontade também como violista ou quando rege. O "Ashingto Post" o saudou como o "o mais eclético de todos os grandes músicos". Reconhecido pelo "Times" de Londres como "absolutamente sem igual entre os violinistas, aparece regularmente nas salas superlotadas, ao lado das principais orquestras internacionais e americanas bem como em recitais". Como violinista ou violista toca freqüentemente com Isaac Stern, Itzhak Perlman, a Sociedade de Música de Camera do Lincoln Center ou com sua mulher, a flautista Eugenia Zukerman.
Entre as orquestras que regeu estão a Sinfônica de Boston, a Sinfônica de Detroit, a Orquestra de Câmara Inglesa, a Orquestra de Câmara de Israel, a Filarmônica de Los Angeles, a Filarmônica de Nova Iorque, a Orquestra de Filadélfia, a Sinfônica de San Francisco, a Sinfônica de Toronto e a Sinfônica de Vancouver. Por três temporadas foi diretor musical do Festival South Bank de Londres e recentemente foi nomeado diretor artístico do novo Festival do Carnegie Hell. Como diretor musical da Orquestra de Câmara Saint Paul, sua Segunda temporada (1981-82) comportou uma nova tournée nacional e em seguida no estrangeiro.
Nascido em Tel-Aviv em 1948, Pinchas Zukerman começou seus estudos musicais com seu pai e aos oito anos de idade ingressou no Conservatório Nacional em Tel-Aviv, onde estudou com Ilona Feher. Em 1961, com o encorajamento de Isaac Stern e de Pablo Casals, a ajuda da Fundação Cultural América-Israel e bolsas de estudo dadas pelas Fundações Juliard e Helena Rubinstein, foi para os Estados Unidos para se aperfeiçoar com Ivan Galamian na Escola Juilliard. Em 1967 Zukerman conquistou o primeiro prêmio quando na 25ª Competição Internacional da Fundação Leventrit e ingressou em carreira mundial.
Sua maneira entusiasta de fazer música foi maravilhosamente colhida numa série especial de emissões de televisão intitulada "Here to Make Music", programada durante duas temporadas nos Estados Unidos. Essa série de quatro emissões mostra a vida de Pinchas Zukerman, e sua colaboração musical com Daniel Barenboim, Jacqueline Du Pré, Zubin Mehta e Itzhak Perlman.
No plano discográfico, a CBS Masterworks gravou com Pinchas Zukerman em cada uma de suas disciplinas musicais – violinista, violista ou regente – até produzir quase quarenta discos, saudados sempre pela crítica, com regentes e solistas igualmente célebres como Jean Pierre Rampal, Zubin Mehta, Claude Bolling, Isaac Stern, Daniel Barenhoim e Leonard Bernstein, entre muitos outros.
Tags:
- CBS Masterworks
- Claude Bolling
- Conservatório Nacional
- Daniel Barenboim
- Filarmônica de Los Angeles
- Filarmônica de Nova Iorque
- Helena Rubinstein
- Isaac Stern
- Itzhak Perlman
- Jean Pierre Rampal
- Leonard Bernstein
- Maurício Quadrio
- Orquestra de Câmara Inglesa
- Orquestra de Filadélfia
- Pablo Casals
- Pinchas Zukerman
- Sinfônica de Boston
- Vladimir Ashkenazy
- Wolfgang Amadeus Mozart
- Zubin Mehta
Enviar novo comentário