A música do Sul
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de outubro de 1974
Depois de terem realizado duas fundamentais coleções - "Música Popular do Nordeste" e "Música Popular do Centro Oeste/Sudoeste", num total de 8 lps, os produtores Marcus Pereira, e Aluizio Falcão, que trocaram uma próspera agência de propaganda pelo mercado fonográfico, já estão planificando a realização de "Música Popular do Sul" - terceira etapa daquilo que definem de "mapeamento musical do Brasil". Há um mês o produtor Aluizio Falcão esteve em Porto Alegre, gravando vários ritmos característicos e aprofundando suas pesquisas e dentro em breve dois integrantes de sua equipe - J. C. Botezelli (Pelão) e Romário Borelli, passarão por Curitiba, prosseguindo o trabalho que resultará em mais esta importante coleção. Num primeiro levantamento, foram selecionadas seis temas folclóricos como característicos do Paraná: danças dos Balainhos, Jardineira, Pau de Fita, Boi de Mamão (Litoral). Cavalhada (Guarapuava e Palmas) e Congada (Lapa). De Santa Catarina, serão gravados os temas Vilão (São Francisco do Sul), entretanto, é que estão temas folclóricos e populares mais variados: Chula, Anu, Dança dos Facões, Rancheira, Chimarrita, Tirana, Milonga, Xote, Cantigas de Galpão, Bugiu, Desafio, Cavalhada, Congada, Moçambique, Balaio, Ditos Gaúchos, Canções e Toadas. Cavalhada (em Vacaria), Batuque, Boizinho, Arco das Flores, Cana Verde, Dança do Pezinho e Declarações. Realizado com critérios altamente profissionais - gravações in loco e aproveitamento de temas também para reproduções em estúdios, pesquisa didática de cada ritmo para as notas e contracapa dos álbuns, amplo material fotográfico - a coleção "Música Popular do Sul" será o primeiro registro que se fará dos temas folclóricos da região, a exemplo do que ocorreu no Nordeste, Centro Oeste e Sudeste. As duas coleções iniciais, Marcus Pereira financiou com seus próprios recursos, mas agora, para poder lançar esta terceira série ainda em 1971, está encontrando algumas dificuldades, uma vez que há poucos dias decidiu afastar-se da RCA Victor, por onde vinha prensando e distribuindo nacionalmente suas produções, partindo agora para um esquema autônomo de produção e comercialização de seus discos. Felizmente, o Ministério da Educação e Cultura sensibilizou-se para a importância do trabalho cultural de Marcus Pereira, e assim já surgiu a idéias da criação do "Ballet Popular do Brasil", a partir de elementos recolhidos em suas pesquisas musicais. Sem dúvida, a produção de uma coleção como "Música Popular do Sul" terá uma dimensão cultural da maior importância e ao qual, inclusive, os próprios governos estaduais deveriam se integrar.
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