Os clássicos da CBS
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de outubro de 1974
Com um expressivo catálogo internacional - um dos mais respeitados no campo da música erudita, a CBS começa a se animar a lançar discos clássicos no mercado brasileiro, provada a existência de um público de alto poder aquisitivo para este [gênero]. Assim, em seu último suplemento temos três lançamentos de agrado não apenas dos iniciados, mas inclusive dos que agora começam a se interessar em formar uma discoteca básica de [música] erudita.
Com o trio formado pelo violinista Serge Blanc, Bruno Pasquier na viola e Georges Schwartz no violoncelo - O Trio de Cordas da Ópera de Paris, temos seis [prelúdios] de Johann Sebastian Bach (1685-1750) transcritos por Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Já na [série] Greatest Hits, com [três] diferentes orquestras e [regências] conhecidíssimos temas de Richard Strauss (1864-1949). Com a New York Philharmonic, sob a [regência] de Leonard Bernstein, "Assim Falou Zaratustra", Opus 30 - que se tornou sucesso com execução até nas rádios de programação mais indigna após sua utilização na trilha sonora e "2001, Uma [Odisséia] no Espaço" de Stanley Kubrick e "As Travessuras de Til Eulenspiegei", Opus 28. Com a Philadelphia Orchestra, sob a [regência] de Eugene Ormandy, são os temas "Dança dos Sete Véus", Opus 54, de "Salomé" e "O Cavalheiro da Rosa", Suite Opus 59[.] Finalmente, com a Cleveland Orchestra, é "Don Juan, Opus 20", composta em 1888, primeiro dos poemas sinfônicos de Strauss a ser publicado, aqui com [regência] de George Szell. No volume dedicado a Mahler's (Greatest Hits, OCBS 160209, setembro/74), temos uma seleção que cobre toda a gama da produção criadora do extraordinário compositor Gustavo Mahler (1860 - 1911). Começa com o agora mundialmente famoso "Agagietto" da Quinta Sinfonia (escrita em 1902), conhecido como o "Tema da Morte em Veneza", devido ao uso dessa música no famoso filme de Visconti, em que o personagem se baseou em linhas gerais no próprio Mahler.
Quando Mahler estava em seus vinte e poucos anos (na década de 1880), veio a conhecer uma coleção de poemas alemães em estilo folclórico, publicada no começo do século dezenove. Ficou tão atraído pelo estilo rústico e pela expressão direta desses poemas que musicou mais de 14 deles, sendo que no [último] movimento da Quarta Sinfonia (1900) utiliza um desses poemas: "Vida no Céu", segunda faixa do lp, com a Cleveland Orchestra e tendo solo da soprano Judith Raskin. Do mesmo modo, o Schrzo da segunda Sinfonia ("Ressureição") - escrita em 1894 - é baseado no material das canções de "A Trompa Mágica da Juventude". No labo B, na abertura, temos "Mensagem dos Sinos", da Sinfonia nº 3, com a New York Philarmonic, sob a [regência] de Berstein, com os Coros Feminino da Schola Cantorum e de Meninos da Igreja da Transfiguração. "Purgatório", da Sinfonia nº 10 (inacabada), com a Cleveland Orchestra, sob a [regência] de Szell é a faixa seguinte e por [último] temos [três] canções de "A Trompa Mágica da Juventude".
São [três] lps da CBS do maior interesse a quem deseja possuir momentos importantes de [três] mestres da [música] clássica.
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