Na tela, a história de nossa MPB
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de julho de 1987
A exibição de onze filmes sobre música popular, como evento paralelo do FERCAPO, proporciona ao público interessado a (rara) ocasião de conhecer melhor momentos históricos de personalidades como Pixinguinha, Ismael Silva, Heitor dos Prazeres, Nelson Cavaquinho, Lamartine Babo, entre outros. São curtas e média-metragens, realizados em diferentes ocasiões que documentam aspectos da MPB, e que, raramente, chegam ao público.
A exemplo do que promovemos quando do evento "Brasil de Todos os Cantos" (Curitiba, 6 a 8 de maio de 1982), este ciclo tem o sentido informativo e oferece a oportunidade de que se tenha imagens emocionantes de tantos que enriqueceram a nossa música popular. Ao lado dos curtas que tem um sentido biográfico, a programação inclui também dois filmes da cineasta Tânia Quaresma, até hoje inéditos no Paraná em lançamento comercial: "Nordeste: Cordel, Repente, Canção", 1975, e "Trindade, Curto Caminho Longo", 1978.
Realizado no Interior da Paraíba e Pernambuco, "Nordeste: Cordel, Repente, Canção" é o mais completo documentário sobre a literatura de cordel desde a sua criação como poesia, a impressão nas gráficas, até a transformação em letra musicada. No lado musical, mostra a dupla Caju e Castanha, ainda crianças (hoje adultos, estão esquecidos), cantando emboladas e desafios de improviso nas feiras do Crato.
Enviar novo comentário