O bom exemplo do Festival de Avaré
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de julho de 1987
Um exemplo de evento que se firma cada vez mais é a Feira Avarense da Música Popular, cuja quinta edição aconteceu há duas semanas. Abrindo suas portas a candidatos de todo País - e, numa inovação em termos de festivais, criando uma premiação especial para a música instrumental, a FAMPOP, dirigida pelo advogado Juca Novaes, é hoje o mais importante acontecimento musical do Interior de São Paulo.
Um júri altamente qualificado - com a presença, entre outros, de Edú Lobo, Zuza Homem de Mello, Maurício Kubrusly, Chico de Assis, Pelão, etc., premiou, em primeiro lugar, o excelente grupo Canto Livre, de Porto Alegre (dois elepês já gravados) com a música "Inimigo Comum" (Pedro Guisso / Sérgio Napp), e que ganha, assim, o direito de participar do Festival Nacional da Rede Bandeirantes, dentro de dois meses.
Em segundo lugar, ficaram os baianos Edilson Dio e Lima Júnior, de Vitória da Conquista, com "Pai Chão". Em terceiro, classificou-se "Belorizontem", de Alyssinho Lima e Danilo Horta, de Belo Horizonte, interpretada por Gil da Mata e a banda Neon. Em quarto lugar, ficou a canção "Quando Eu Feri", de Nelson Coelho de Castro, gaúcho de Porto Alegre mas que passou sua adolescência em Curitiba, residindo na Vila dos Bancários. Defendida pela bela e afinada Berê - também a melhor intérprete do Festival - esta canção agradou muito. Em quinto lugar foi classificado "Passarinho", de Ricardo Novaes, de Avaré, cantada por ele e sua irmã, Lucila.
O prêmio de música instrumental foi para "A Fuga de Djanira Metralha - 2º Movimento", da dupla de violonistas Luizão Bueno e Fernando (Duo Fel), de São Paulo e o melhor arranjo coube a outro tema instrumental, "Debochado", de Murilo Fonseca, do mesmo grupo "Neon", de Belo Horizonte. A melhor letra foi a "Colagem 60" (Sérgio Augusto). Paulo Garfunkel - que ao lado de Prata e do irmão Jean, concorre no Fercapo [FERCAPO], com "Não Minta Pra Mim", veterano participante da FAMPOP, mais uma vez foi premiado como melhor instrumentista. E, finalmente, um prêmio especial foi para Cláudio Goldman, por "Gás Lacrimogêneo".
Excelentes shows - grupo Avena e Genésio Tocantins, Edú Lobo, Pau Brasil e o Grupo 14 Bis - e a realização de eventos paralelos, fizeram com que a nova edição da Feira Avarense de Música Popular se consolidasse. Um ótimo exemplo de festival bem organizado, inclusive com um democrático sistema no julgamento das concorrentes - e que, por sugestão de Zuza Homem de Mello, deverá ser introduzido agora no Fercapo [FERCAPO].
LEGENDA FOTO - Canto Livre, um ótimo grupo vocal gaúcho, venceu o V FAMPOP, com "Inimigo Comum".
Tags:
Enviar novo comentário