Conheça este Coronel (ainda que em vídeo)
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de julho de 1987
Embora já com cópia em 35mm, legendada e censurada no Brasil, "Coronel Redl", 1985, de Istvan Szabo (o mesmo diretor de "Mefistofeles"), continua inédito em quase todo o Brasil, no circuito comercial. Quem está gostando deste atraso no lançamento é a Pole Vídeo, que já fez, há meses, o lançamento do vídeo em cópia selada de "Coronel Redl", um filme fascinante, com Klaus Maria Bradauer (o mesmo de "Mefistofeles" e o marido de Meryl Streep em "Entre Dois Amores"), Gudrun Landgreve (de "Uma Mulher em Fogo"), Jan Niklas, Armin Muller-Stahl, Hans Christian Blech e outros.
Há dois anos que "Coronel Redl" - baseada em fatos reais e na peça "A Patriot for Me", de John Osborne - vem capturando premiações internacionais.
O Grande Prêmio Especial em Cannes em 1985, melhor filme estrangeiro da British Film Academy, indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1985 e prêmio especial do governo.
A história é, a exemplo de "Mefistofeles", crítica em torno do poder: Alfred Redl (Bradauer), um coronel do império austro-húngaro, busca ascensão no meio militar.
Homossexual enrustido, em crise, revela-se um traidor e acaba tendo um final trágico.
Enviar novo comentário