O cinema baiano vem aí!
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de setembro de 1974
Após ser apresentada em São Paulo, onde até domingo, no Palácio das Convenções do Anhembi, a Bahiatursa e a Rede Globo de Televisão realizam a Feira da Bahia - grande evento organizado para atrair à Boa Terra um maior número de turistas na chamada baixa estação - a retrospectiva Walter da Silveira, em homenagem ao crítico desaparecido e que durante duas décadas foi o grande mentor e incentivador da arte cinematográfica na Bahia, será trazido a Curitiba, em promoção da Fundação Cultural (7 a 11 de outubro, auditório do Colégio Estadual), oferecendo a oportunidade do público (re) ver alguns clássicos dos anos 60, ao mesmo tempo em que serão exibidos 4 filmes que, por problemas de distribuição, nunca tiveram lançamento comercial em nossa cidade: "Barravento", 1961, de Glauber Rocha; "Bahia de Todos os Santos", 1961, de Trigueirinho Neto; "Mandacaru Vermelho", 1961, de Nelson Pereira dos Santos; e "Meteorango Kid, o Herói Intergalático", 1969, de André Luiz de Oliveira.
Nesta Retrospectiva serão exibidos também "Deus e o Diabo na Terra do Sol", 64, de Glauber Rocha; "A Grande Feira", 61, e Tocaia no Asfalto", 62, ambos de Roberto Pires. Cada longa-metragem será acompanhado de um documentário inédito: "O Profeta da Feira de Santana" (sobre o pintor Raimundo de Oliveira); "Feira da Banana"; "Entre o Mar e o Tendal"; "Candomblé", "Igreja", "Bahia de Pedra e de Ouro" e "Festas da Bahia de Oxalá". Em sessão especial, dentro da retrospectiva, serão exibidos os curta-metragens premiados nas Jornadas Nordestinas realizadas em 1973/74. Os filmes da II Jornada, do ano passado, são os seguintes: "Magarefe", "Mourama", "Sem Saída", "A Fonte", "O Mundo Mágico de Mr. Kristophores", "Cachoeira, Documento da História", "Pelourinho", "Major Cosme de Farias", "O Doce Amargo", "O Que os Olhos Vêem", "Maragogipinho", "Vôo Interrompido" e "Vadiação".
Para Guido Araújo, cineasta, crítico e coordenador da mostra, "filme baiano é aquele em que argumento, direção, produção e elenco estão situados na Bahia. Contudo - acrescenta - é possível englobar no cinema baiano obras como Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha; O Pagador de Promessas, de Dias Gomes e Anselmo Duarte, ou mesmo Bahia de Todos os Santos, do paulista Trigueirinho Neto, pela forte influência que carregam da terra".
Tags:
- A Grande Feira
- André Luiz de Oliveira
- Anselmo Duarte
- Bahia de Todos
- Boa Terra
- Colégio Estadual
- Dias Gomes
- Feira da Bahia
- Glauber Rocha
- Herói Intergalático
- Mandacaru Vermelho
- Meteorango Kid
- Nelson Pereira dos Santos
- O Pagador de Promessas
- O Que
- Palácio das Convenções do Anhembi
- Rede Globo de Televisão
- Roberto Pires
- Sem Saída
- Terra do Sol
- Trigueirinho Neto
- Walter da Silveira
Enviar novo comentário