Os premiados da Jornada da Bahia exibidos no MIS
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de novembro de 1991
Guido Araújo, cineasta, professor e o diretor da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, chegou ontem em Curitiba para prestigiar a apresentação dos filmes e vídeos premiados na última edição da Jornada e que estarão sendo exibidos no auditório Brasílio Itiberê e no Museu da Imagem e do Som - que organiza o evento.
Hoje, haverá uma mostra de curtas paranaenses. "Michaud", de Roberto D'Avilla, documentário premiado em Gramado e que aborda a vida do pintor belga no Litoral paranaense, também seria apresentado, mas o diretor não concordou que o mesmo fosse exibido após a projeção do filme de Fernanda - que por sua vez exigiu também a abertura. Coisas que eram comuns na Hollywood dos anos 30, com o "star system" no auge, repetindo-se na miséria de nosso cinema, entre os nossos documentaristas.
xxx
Guido Araújo, um dos nomes mais respeitados dentro do cinema brasileiro pela seriedade que deu a Jornada da Bahia - que idealizou e dirige há 20 anos, falará sobre este evento que busca mostrar o cinema do real, privilegiando especialmente o cinema (e agora também o vídeo) de países do Terceiro Mundo. Amanhã, serão apresentados os premiados na Jornada.
LEGENDA FOTO - Guido Araújo, diretor da Jornada de Cinema da Bahia.
Enviar novo comentário