O novo rock da velha Ilha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de dezembro de 1987
Sem dúvida que a decisão foi demoradamente pensada. Os números devem ter influído. Assim o Estudio Eldorado, criado para editar basicamente música brasileira, especialmente projetos culturalmente bem definidos e para tanto sua direção foi entregue a Aloisio Falcão, experiente publicitário pernambucano que foi o grande produtor do selo Marcos Pereira (1930-1980). Infelizmente, qualidade, pesquisa musical, trabalhos de fôlego para a memória nacional não vendem e assim o Eldorado foi restruturado, Aloisio deixou a casa (agora associado a um amigo, João Guerra, criou a Idéia-Livre, para produção de discos-brindes, começando com álbuns de Paulo Vanzolini e Baden Powell para a Congás e Banerj) e a Eldorado está internacionalizando seu catálogo. Começou lançando um pacote de discos da New Age Music, com o som mais diferente que se possa imaginar.
Como o público jovem representa um grande fator de vendas, o Eldorado está também investindo nesta área e para tanto firmou acordo com uma marca inglesa - através da Stiletto Representações - para trazer ao Brasil sons de bandas e solistas que encantam a garotada inglesa mas permaneciam inéditos por aqui: Joy Division, Durutti Column, Felt, Nick Gave & The Bad Seeds, a Certain Ratio - na primeira fornada (nestas alturas, mais dois pacotes já saíram).
Público existe, sem dúvida. É de se esperar que com os lucros desta abertura para o rock, o Eldorado não abandone também as produções culturalmente importantes que marcaram a etiqueta desde o seu inicio.
xxx
Vamos a algumas informações do novo rock inglês que o Eldorado traz ao Brasil. "Closer" com a Joy Division, é definido como disco mais antigo do pacote inaugural. Segundo o bem preparado release, o Joy foi o grupo que melhor soube se aproveitar dos ensinamentos básicos do punk e sua música nos leva ao Velvet Underground "pela simplicidade instrumental, aos Stooges no pique de explosão descontida, heavy metal na essência, na vontade de soar pesado e agressivo e ao Kraftwerk pela óbvia influência na gelidez com que operam teclados e, ritmos eletrônicos e aos Beatles - unicamente porque, apesar de estarem em campos opostos, demonstram um raro talento para criar composições bonitas, melodiosas, mesmo que amargas" (sic).
Pelo visto, comparações não faltam para definir este grupo - que teve um de seus integrantes o vocalista Ian Curtis desaparecido de maneira trágica: enforcou-se em 18 de maio de 1980, após assistir o filme "Strozek" de Werner Herzog. Nick Cave, hoje residente em Berlim, lidera o grupo Bad Seeds - e para introduzi-lo no Brasil foi escolhido seu terceiro lp ("Kicking Against The Pricks"). É o primeiro em que toca apenas versões de clássicos do rhythm'blues e até alguns hits comerciais dos anos 50/60, como "By The Time I Ge To Phoenic" (Jimmy Webb).
Inglês de Manchester, Vini Reily, teve várias experiências musicais antes de fundar o Durutti Column que inova em cada elepe. "LC", que o introduziu no Brasil, foi gravado num estúdio portátil e foi o disco mais econômico do grupo. O nome da conjunto foi inspirado na Coluna Durutti, liderada por um anarquista italiano que lutou no lado republicano durante a Guerra Civil Espanhola.
Outro grupo inglês, o Felt, é apresentado ao público brasileiro com o lp "Ignite The Seven Cannons", o quarto que o grupo liderado por Tom Verlaine gravou. Há tempos que o conjunto vinha sendo curtido pelos roqueiros mais abonados, importando as edições inglesas. Agora o Felt está na praça para quem se dispor a ouvir as músicas com letras na primeira pessoa, em que mistura abobrinhas, beats, imagens lisérgicas e outras.
Outro grupo com origens em Manchester é o Certain Ratio, que já tem 10 anos de estrada. O lp "Force" - com o qual entra no pacote da Eldorado - traz a seguinte formação: Jeremy Kerr (baixo, vocais), Donald Johnson (baterista) Moscrop e o saxofonista Tony Quigley. Há quem veja no conjunto influências afro e brasileiras. A propósito, em 84 gravaram um compacto com uma música chamada "Brasília". Finalmente há o primeiro volume do "London Pavillion", pau-de-sêbo para reunir bandas up to-date de Londres, que ainda não ganharam prestígio suficiente para terem álbuns solos: Mardem Hill, The King of Luxemburgo, Bid, Gol Goppas, Always, a cantora (cantora mesmo) Anthony Adverse e até Louis Philippe, um tipo que canta em false, "com boa afinação e colocação rítmica" garante Thomas Pappon, o entusiástico autor dos textos de apresentação do pacote de rock inglês-87.
LEGENDA FOTO: Vini Reilly, líder do Durutti Column.
Enviar novo comentário