Observatório
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de junho de 1980
Fiel a uma posição oposicionista que chega este ano a maioridade - 18 anos que tem continuidade agora no PMDB - o advogado Francisco Brito de Lacerda, o único da numerosa clã lapeana, famíliar e afetivamente ligado ao governador Ney Braga a ter rompido, em termos policiais, com o chefe do Executivo estadual, esta revisando os originais de um novo livro de crônicas, que, a julgar pelo título, promete ter algumas farpas: << Espadas de Mentiras >>. Há 8 anos, << Chico >> de Lacerda - que há alguns anos foi companheiro de chapa do hoje senador José Richa, numa eleição direta - publicou um nostálgico e elogiado, livro de memórias: << Lapa, Paraná, Brasil >>. Depois
Depois de permanecer apenas por 3 semanas em alguns países da Europa, retornou a Curitiba o casal Constantino - Vânia Viaro, ele diretor administrativo da Fundação Cultural de Curitiba, ela diretora artística da Griffe, a mais nova galeria de arte da cidade, com movimentada agenda. Em seus 3 primeiros dias de trabalho, Viaro - o mais bem relacionado executivo na área cultural, da equipe do prefeito Jaime Lerner - teve que esticar o seu expediente, pois, em sua ausência, acumularam-se vários assuntos que dependem de sua decisão. Aliás, o prefeito Jaime Lerner deve nomear um novo diretor executivo para a FCC, já que o publicitário Ernani Buchmann, como foi amplamente divulgado por todos os veículos de comunicação, assumiu na quinta-feira passada a direção de criação da Exclam S/A, que, numa arrancada de crescimento, reestruturou sua equipe, contratando não só aquele redator de propaganda, mas dois outros profissionais de alto nível. Apesar da amizade com outro publicitário, Sérgio Mercer, que Lerner levou em março de 1979 para a presidência da FCC, Ernani não resistiu a proposta e está em novas funções - que até a escolha de seu substituto, fará acumulativamente aos puxados encargos no órgão municipal de cultura.
Walter Hugo Khouri, 51 anos, 29 de cinema, completa, de certa forma, com << Convite ao Prazer >> (cine São João, a partir de hoje), um ciclo de filmes sobre temas eróticos, mas realizados com extrema sofisticação, iniciada em 1964, com o (na época) polêmico << Noite Vazia >>, onde reunia Odete Lara (que segunda-feira divide a << Parceria >>, no Paiol, com o professor Darcy Ribeiro) e Norma Genguell. Sempre com um refinamento extremo, imagens ultra-caprichadas e linguagem hermética, Khouri foi evoluído suas propostas eróticas em << O Desejo >> (1976), << O Prisioneiro do Sexo" (78) e chegando, agora, em << O Convite ao Prazer >> (1979), à máxima liberdade possível, reunindo um time de atrizes que por si só já justifica que o filme permaneça duas semanas em cartaz: Sandra Bréa, Helena Ramos (campeã da pornochanchada), Kate Lira, Aldine Mulher, Rossana Ghessa, ao lado de uma dezena de novas atrizes. Khouri pretendia vir a Curitiba para o lançamento desta fita, distribuída pela Embrafilmes, mas compromissos profissionais o retiveram em São Paulo. Afinal, foi no Paraná - mais exatamente em Foz do Iguaçu, que há 20 anos, rodou as principais seqüências de << Na Garganta do Diabo >>, onde, numa pequena ponta, aparecida Edla Von Steen, na época badalativa personagem curitibana - hoje escritora radicada em São Paulo.
Continua intenso o calendário das artes plásticas, com opções aos artistas das mais diversas tendências. Na noite de terça-feira, dia 3, foi Avany Gomes Trela quem abriu sua primeira individual na Eucatexpo, enquanto, ontem à noite, na sede da Fundação Cultural foi a vez da inauguração de pinturas de Paulo Simões, que, este ano, está se lançando em muitas mostras: em agosto fará uma nova individual na Eucatexpo no Rio e em novembro na Galeria Pró-Música em Juiz de Fora. Já Avany, curitibana, praticamente autodidata (freqüentou apenas algumas aulas do curso livro do Guido Viaro, quando menina), conseguiu ter quadros aceitos em uma dezenas de salões e coletivas e algumas menções em mostras oficiais. Mas o seu trabalho mereceu o aval de Aurélio Benitez, que viu em suas telas, como mensagem primordial, << O diáfano todo do domínio da natureza (...) Em alguns lances de sua obra, nota-se que ela encontrou a luz que se afina com a sua mensagem. É quando pinta certas paisagens de locais geográficos cuja atmosfera climática encontrava ressonância com o desejo íntimo de luz que ela sente em si >>.
FOTO LEGENDA- Kate Lyra e Khouri, em << O Convite ao Prazer >>.
Tags:
- Aurélio Benitez
- Darcy Ribeiro
- Ernani Buchmann
- Exclam S/A
- Foz do Iguaçu
- Francisco Brito de Lacerda
- Fundação Cultural de Curitiba
- Guido Viaro
- Helena Ramos
- Jaime Lerner
- José Richa
- Juiz de Fora
- Kate Lira
- Kathy Lyra
- Na Garganta Do Diabo
- Ney Braga
- Noite Vazia
- O Convite
- O Desejo
- O Prisioneiro do Sexo
- Odete Lara
- Paulo Simões
- Rossana Ghessa
- Sandra Bréa
- Sérgio Mercer
- Vania Viaro
- Walter Hugo Khouri
Enviar novo comentário