Fani, a boa estrela do prefeito Jaime Lerner
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de março de 1991
O velho adágio de que "junto a um homem de sucesso, existe sempre uma grande mulher" repete-se na boa estrela do arquiteto Jaime Lerner. Independente de seus inegáveis méritos de planejador, administrador e homem público - que se traduzem pelo fato de cumprir hoje sua terceira administração na Prefeitura - Jaime teve a felicidade de encontrar, em sua juventude, a grande companheira, Fani, mãe de suas duas filhas - Andréa - hoje cidadã americana, residindo em Nova Iorque com seu marido - e Ilana, jornalista, braço direito da rica empresária Cila Schulman na Singular, a mais sofisticada agência de comunicação do Paraná. Mais do que a Primeira Dama do Município - cargo ao qual sempre deu o máximo de dignidade e elegância, Fani, uma mulher culta, bem informada, de simpatia contagiante, revelou-se uma grande executiva. Tanto é que ao lhe confiar a Secretaria do Menor, Jaime não o fez pelo fato de ser sua esposa - mas, sim, por ter sentido, já nas administrações anteriores, a forma dinâmica que Fani conseguiu dar a área social, através do Programa de Voluntariado.
Se, na área política - e mesmo em alguns setores administrativos - Jaime Lerner é hoje prejudicado pela ambição de muitos que lhe causam cada vez mais dificuldades (especialmente pela imposição de "apoiamentos" para um trêfego deputado se auto-lançar apressadamente na sucessão municipal), ao menos em importante faixa social tem a máxima confiabilidade. O último relatório do Provopar-Curitiba mostra o quanto a instituição vem fazendo, ligada diretamente a Secretaria do Menor - pasta em que, reconheça-se, Fani teve a felicidade de formar uma equipe de colaboradoras(es) das(os) mais eficientes, desde o seu braço direito, secretário adjunto Newton Grein (sem dúvida, um dos executivos mais competentes na área do serviço social no Brasil), às dezenas de amigas que, voluntariamente, formam o grande mutirão para que Curitiba possa tentar resolver os problemas da infância abandonada.
O Provopar está editando agora o "Solidariedade", um house organ impresso de forma econômica, que em seu primeiro número destaca a contribuição que o empresário Sérgio Prosdócimo vem dando ao programa "Vale Creche".
Enviar novo comentário