Prosdócimo, o líder que não deseja ser prefeito
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 31 de outubro de 1991
Apesar de não estar com todas suas mesas ocupadas, o buffet da Glória foi um cenário na quarta-feira para um encontro de gente que entende de comunicação empresarial e grandes negócios: o almoço em homenagem a Oswaldo Tuscek, escolhido pela Revista "Marketing" como "Homem de Marketing 91" do Paraná. No "day after" da ultrapassagem do dólar da barreira dos mil cruzeiros - sinalização da hiperinflação que mais do que nunca assusta a todos - a crise econômica e o furacão Zélia perdiam, entretanto, como temas de amáveis conversas, para os cumprimentos que o empresário Sérgio Prosdócimo recebia por suas corajosas declarações em que respondeu com uma expressão muito simples - "molecagem" - os ataques que o presidente Fernando Collor desferiu contra os empresários.
Mais do que nunca, Sérgio Prosdócimo, 49 anos e agora presidindo o grupo Umuarama - Holding de suas empresas Prosdócimo, Climax, Sanyo, Wape, White-Westinghouse - insistiu em negar que embora honrado com o espontâneo crescimento de seu nome para ser o grande conciliador de partidos e apoiamentos para a substituição de Jaime Lerner na Prefeitura de Curitiba, "não pretendo mesmo deixar os meus negócios". Negando que esteja aposentando-se pelo fato de ter buscado um super-executivo - o paulista Homem de Mello para comandar a Refripar - Prosdócimo, apesar dos sustos cardíacos pelos quais passou recentemente, está com planos otimistas de crescimento.
- "Quero, pelo menos, implantar mais três indústrias - o que elevará o meu grupo a uma liderança ainda maior".
Esta disposição de intensificar seus esforços na área empresarial, o faz tanto se afastar de vôos políticos, como de convites para assumir a presidência do Coritiba F. C., em substituição ao seu amigo Jacob Mehl. Ainda na segunda-feira, um grupo de dirigentes do Coxa Branca - seu clube do coração - o procurou com insistência para que ele, com sua já comprovada competência, faça com que o Clube do Alto da Glória recupere o prestígio perdido nos últimos anos. Aliás, a competência de Sérgio Prosdócimo - somada ao fato de ser um homem que ampliou o patrimônio familiar para um dos maiores grupos do Sul e ter um grau de rejeição zero em termos públicos, o fazem um dos nomes mais apropriados para vencer uma eleição em Curitiba. Entretanto - ao menos por enquanto - Prosdócimo não admite nem discutir esta hipótese.
Enviar novo comentário