Os secretários de Requião que trabalharam com Jaime
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 31 de março de 1991
Apesar de todas as dificuldades que ameaçam a Prefeitura de Curitiba em relação ao governo do Estado - especialmente no caso da questão da dívida advinda da Cidade Industrial, negada pelo município, mas que o governador Roberto Requião está disposto a não perdoar - em termos pessoais o alcaide curitibano deve ter ótimo relacionamento com pelo menos dois comandantes das finanças do Estado.
É que tanto o secretário Heron Arzua, como o seu poderoso diretor-geral, Nestor Celso Inthon Bueno - ocuparam cargos de confiança do primeiro escalão de Lerner em sua primeira administração municipal (1971/73). O então jovem Heron Arzua foi o prestigiadíssimo diretor de Consultoria Jurídica Municipal, enquanto Nestor Bueno era uma espécie de Zélia Mello do gabinete: controlava com vigor todas as finanças do município - e foi com a sua competência que Jaime pode fazer uma tranqüila administração.
Na época, Heron Arzua e Nestor Bueno faziam um curso de pós-graduação em tributarismo, em São Paulo, e viajavam dois dias por semana para acompanharem as aulas - com apoio oficial de Jaime - o que enriqueceu os curriculuns destes dois especialistas na arte de cobrar impostos. O tempo passou, Heron acabou tornando-se um dos homens de confiança de Requião que agora, na Secretaria da Fazenda, nem pestanejou: convocou Nestor, que há muitos anos já estava aposentado no mais alto nível salarial do município, para ser o seu braço direito nas novas funções. Filho de um professor dos mais respeitados do Estado - Guido Arzua - durante anos membro do Conselho Estadual de Educação, culto e diplomata em seus contatos, Heron é também há mais de duas décadas, assessor jurídico da Associação Comercial do Paraná - função da qual agora, finalmente, licenciou-se.
xxx
Outro secretário escolhido por Requião que também ocupou cargo de destaque na primeira administração de Jaime Lerner foi o economista Carlos Arthur Kruger Passos, agora Secretário do Planejamento.
LEGENDA FOTO - Heron Arzua: de procurador de Jaime Lerner a Secretário da Fazenda de Roberto Requião.
Enviar novo comentário