Piaget & as crianças
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 21 de outubro de 1975
Mas três livros de Jean Piaget aparecem em segunda edição pela Zahar, em sua básica coleção "Ciências da Educação": "A Construção do Real na Criança", "Gênese das Estruturas Lógicas Elementares" e "O Nascimento da Inteligência na Criança".
Considerado uma das maiores autoridades mundiais nas ciencias psicológicas, Jean Piaget, professor das Universidades de Genebra e de Lausanne, diretor do "Bureau Internacional d`Education", decidiu grande parte de sua obra à análise da evolução do pensamento infantil. Fundador da Epistemologia Genética, desenvolveu também uma teoria do conhecimento consciente como produto de uma estrutura cognitiva, que conceitua a vida como criação continua de formas, cada vez mais complexas e de sua progressiva adaptação ao meio exterior. Para o grande cientista suíço, a inteligência é a expressão mais especifica desse "Comportamento de adaptação". Na realidade, a inteligência consiste na capacidade individual de acomodação ao meio e, desta forma, o processo cognitivo teria início nos reflexos fortuitos e difusos do recém-nascido, desenvolvendo-se por estágios, até alcançar o nível adulto do raciocínio lógico.
Em "O Nascimento da Inteligência na Criança", Piaget estuda a formação dos esquemas sensórios-motores e o mecanismo de assimilação mental, a partir da descoberta da existência de uma continuidade entre o sensório-motor e o representativo. Já "A Construção do Real na Criança" é um estudo ainda de Epistemologia, mais profundo, tratando da individuação progressiva da personalidade, por assim dizer da criança.
Na verdade, ninguém antes e nem depois de Piaget fez viagem tão paciente e tão rigorosa ao mundo psicológico da criança: dois livros minunciosos das descobertas efetuadas ao longo dessa viagem maravilhosa e de leitura (e estudo) indispensáveis a pais, educadores. Sobre "Genese das Estruturas Lógicas Elementares", o registro detalhado ficara amanhã.
Enviar novo comentário