Programação da Cinemateca
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de fevereiro de 1989
A Cinemateca do Museu Guido Viaro (Rua São Francisco) exibe às 20h30 de hoje (entrada grátis) um dos poucos vistos filmes de Ingmar Bergman: "No Limiar da Vida" (1957), realizado logo após a consagração internacional do diretor sueco, em meados da década de 50, quando "O Sétimo Selo" e "Morangos Silvestres", hoje dois clássicos, deram a este realizador os créditos da crítica de renovador do cinema daquele país. Com Ingrid Thulin, Bibi Anderson, Erland Josephson e Max Von Sydow no elenco, este filme é um drama intimista que tem como ponto de partida um aborto indesejado.
O diretor italiano Mario Camerini, um dos precursores do neo-realismo é quem assina o filme de amanhã, sexta, "Os Noivos" (I Promessi Sposi), produção de 1940, da literatura clássica de Manzoni. Dias 18, 19, 21, o filme é "Beethoven" (1936), sobre o compositor alemão, direção de um dos expoentes da vanguarda francesa da década de 20, Abel Gance.
Dias 22, 23, 24 será mostrado "O Picolino" (Top Hat), de Mark Sandrich, realizado em 1935, com Fred Astaire e Ginger Rogers, dupla com a qual o cinema musical americano, e coreográfico, pôde afirmar-se como nova forma. É também do ano de 1935 o filme com o qual será encerrada a programação de fevereiro, "A Noite Nupcial" (The Wedding Night), com Ana Sten e Gary Cooper, direção de Ving Vidor, um dos diretores mais consagrados da história do cinema. Tanto "O Picolino" como "A Noite Nupcial" são produções americanas.
Enviar novo comentário