Renato Magalhães, o coreógrafo
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de junho de 1986
Verbete na Encyclopedia of Dance and Ballet de Mary Clark e David Vanghan, Renato Magalhães, aos 51 anos, tem entre seus grandes orgulhos numa longa carreira o fato de que quatro coreografias suas foram montadas pela companhia de balé de Cuba, entre elas o "pas de deux" dançado pela própria Alicia Alongo em Devaneio (Chopin), tendo Jorge Esquível como partner. (É o único coreógrafo brasileiro incluído no repertório do balé de Havana).
Autor de mais de 60 coreografias, suas obras já foram apresentadas inclusive nos Estados Unidos e na União Soviética. Seus mais significativos trabalhos são Catulli Carmina, Daphnis e Chloé, Concerto em Sol, Apolo e Daphné, além de Devaneio, feita no ano passado.
Renato Magalhães (pai de João Paulo, um garotinho de 5 anos que já mostra pendores para a dança) foi dançarino de 53 a 76 no Teatro Municipal do Rio e atuaou como primeiro bailarino no Teatro Massimo de Palermo no balé nacional do Chile e no Teatro Municipal de Nantes (França).
Casado com a bailarina Helena Lobato há 25 anos, fez questão de convidar a mulher e o filho para a apresentação de Concerto em Sol pelo Ballet Guaíra.
Enviar novo comentário