Geléia Geral
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de junho de 1986
Desde que surgiu no meio musical, Dicró (Carlos Roberto de Oliveira) se caracterizou pelo humor em suas músicas. Espécie de repórter da Baixada Fluminente - assim como o pernambucano Bezzerra da Silva faz nos morros cariocas - Dicró traz aos seus sambas uma linguagem descontraída, o humor espontâneo de personagens de uma das regiões mais violentas do Planeta - mas que ele vê com simpatia - como na própria faixa "Baixada" (Edson Show/Wilsinho Saravá), onde diz que o povo que nela habita, apesar da fama da região, sente-se feliz. E que a adversidade é encarada com galhardia:
- "Porque lá tem muita gente boa. E que tem um senso de humor melhor do que algumas pessoas que moram na Zona Sul do Rio".
Dicró sempre procurou mostrar a Baixada Fluminense de uma maneira poética e lírica, porque lá "só existe realidade".
Em "Duro na Queda" - inspirado no seriado de televisão, começa falando das dificuldades de ser doublê, uma função praticamente inexistente no cinema nacional - mas no qual diz: "Convidado para ser um doublê / gostei / Me viram jogando capoeira e gostaram do salto que dei". Seu humor cáustico comparece em "O Sogro", parceria com Ponta, onde diz: "Minha sogra morreu / O sofrimento veio em dobro / Agora tenho que aturar o cachaceiro do meu sogro". Já em "O Ritmista", de parceria com Graça do Salgueiro, garante que o sambista tem a alma nas cores de sua escola e que, de ano para ano, ela na avenida é a sua realização como um artista do povo. Mas a ironia maior de Dicró, ex-pintor de paredes e cidadão de Ninópolis, nascido em Thomas Coelho, está em "Candidato", no qual faz uma crítica a demagogia eleitoral.
Bem humorado, criativo e inteligente, Dicró é realmente um intérprete popular.
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Mais alguns lançamentos na linha pop - entre grupos conhecidos ou novos, todos buscando beliscar sua faixa no mercado. Por exemplo os já conhecidos Kool & The Gang em "Emergency" (Polygran/Mercury) trazem uma faixa que se destacou nas paradas: "Cherish Misled", um dos seis hits deste disco descontraído.
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Commotions é um sexteto formado por Neil Clark, Lloyd Cole, Blair Cowan, Lawrence Donega, Stephen Irvine e Derek Mackilopp que pinta com uma produção de Clive Langer / Alan Winstanley, também editados pela Polygran, exclusivamente com composições de Cole Blair.
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Ao lado de bons produtores nacionais, a Top Tape também está lançando disco pop. Um deles é um mix com o grupo Century, totalmente desconhecido por aqui, com duas versões de "Jane" (John Milford/Paul Ives).
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Formado em 1977, após 8 álbuns, o Simple Mind, quinteto escocês, chega ao Brasil: "Once Upon a Time". No início deste ano o grupo já havia frequentado as paradas americanas com "Don't You" (Keith Forsey) do filme "The Breakfast Club", inédito no Brasil, mas cuja trilha sonora saiu aqui em 1985 pela Polygran. O Simple Mind é formado por remanescentes do antigo Johnny And The Self/Abuser: Kerr, Burchil e o baterista Brian MacGee se uniram a Mick MacNeil e ao baixista Derek Forbes e combinaram punk com a amplitude do que chama de "art rock" e a fórmula deu certo na Inglaterra e Escócia. Agora, eles estão também por aqui, com o lp lançado pela RCA.
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Compositor, cantor e guitarrista norte-americano, Bob Seger, tem 21 anos de estrada - desde sua primeira gravação feita em Detroit, 1965. Hoje, bem mais duro do que na época do "Heavy Music" - sucesso em 1968 - Bob Seger reaparece com um grupo interessante no lp "Like a Rock" (Capitol/Odeon), co-produção com David Cole, autor de todas as faixas deste lp em que há músicos interessantes - como o baixista Chris Campbell ou o guitarrista Dan Huff. Bob Seger tem tido diferentes grupos em sua carreira e foi com o álbum "Live Bullet", na época em que já tinha o grupo Silver Bullet que ganhou seu primeiro disco de Ouro (76). Depois ganhou disco de platina ("Night Moves" e "Stranger in Town") e, há 6 anos, com "Against The Wind" emplacou três sucessos internacionais: "Fire Lake", "You'll Acomp'ny Me" e "Horizontal Bop". No início da carreira, parecia ter algumas semelhanças com Bob Dylan (e mesmo com os Rolling Stones na primeira faixa), mas, posteriormente evoluiu para o rock pesado - aproximando-se mais do estilo de Bruce Springsteen.
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