O reggae dos gatosos da Baixada Fluminense
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de fevereiro de 1991
Embora já funcionando com a nova designação - Sony Music (Brasil) - o selo CBS - e suas várias etiquetas associadas - não desaparecerá imediatamente. Por enquanto, o título Sony fica reservado para a produção classe A, especialmente clássicos (e jazz) vindos do Exterior.
Assim, em seu mais recente pacote, distribuído antes das férias coletivas entre janeiro/fevereiro, a CBS colocou nas lojas, com produção de Nelson Meireles, selo Epic, um novo grupo de reggae - com o nome de Cidade Negra ("Lute para Viver"). Formado por jovens da Baixada Fluminense - estatisticamente considerada uma das mais violentas regiões do mundo - o grupo é formado por Bernardo (vocal), Da Gama (guitarra), Bino (baixo) e Lazão (bateria). O grupo já tem alguns anos de estrada e foi elogiado por Jimmy Cliff, que aceitou participar da faixa "Mensagem". As letras fortes clamam por justiça e igualdade social como em "Falar a Verdade" e "Não Capazes". Paralelamente ao lançamento do disco, a CBS produziu um clip, "Pra Falar a Verdade", com o grupo, dirigido por Richard Van Steen, "golden boy" da comunicação, filho do catarinense (de juvenil quilometragem curitibana nos anos 50) Edla Van Steen.
xxx
Um subproduto do grupo Kaoma, que embalado pela lambada fez sucesso na Europa e duo infantil Chico (Uoston), 13 anos, baiano de Trancoso e Roberta, 11, brasiliense. Em janeiro de 1990 foram contratados para engrossarem a troupe do Kaoma e desde então já foram capa de publicações importantes como as revistas "Top 50" (França) e "Braco" (Alemanha), além de citações nas páginas do "L'Express", "Time", "New York Times" e outras publicações internacionais. Fizeram shows até com Tina Turner e agora, depois de Os Trapalhões gravaram o LP "Frente a Frente", lançado pela CBS em 30 países - e que já tem uma faixa emplacando, diz Werther Brunner, da divulgação da CBS na França: "Esperança de Natal". Mas isto tem sua razão: o disco está sendo apoiado por uma campanha publicitária com US$ 1 milhão e o clip de "Esperança de Natal" passou durante um mês (dezembro) 250 vezes na TF-1, a TV oficial francesa, que tem uma audiência que chega as vezes a 50%.
Enviar novo comentário