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Aramis

35 anos de imagens das debutantes curitibanas

Em 1955, quando houve uma grande reforma na sede urbana do Clube Concórdia e se iria realizar o último baile das debutantes no antigo Salão, Harry sugeriu ao presidente Hans Garbers que o evento deveria ser filmado. A idéia foi aceita e Harry contratou o cinegrafista Germano Ziliam - veterano profissional das imagens do Paraná, que até hoje não mereceu nenhum reconhecimento por mais de 40 anos de atividades, que fez um documentário de 14 minutos, com as 15 debutantes daquele ano - hoje respeitáveis avós e bisavós. A projeção do filme na semana seguinte, na sessão do Concórdia, fez com que o salão fosse pequeno: - "Havia mais gente para assistir ao filme do que tinha comparecido ao baile". O sucesso animou a diretoria a continuar a documentar as festas de debutantes. A partir de 1968, passou-se a usar filmes coloridos e, depois de 1981, substituiu-se a celulóide pelo vídeo. Assim, mais de 200 curitibanas, que debutaram no Concórdia ao longo de 35 anos, tiveram registrados em imagens aquele momento. Deste material, Harry fez vídeos cuidadosos, sonorizados e inclusive narrados pelo dentista Luís Pilotto, que durante anos era o mestre de cerimônias da festa. No Graciosa Country Club, Harry também encontrou alguns filmes antigos, de bailes de debutantes e outros eventos sociais que recuperou em vídeo. Entretanto, seria para o Clube Curitibano, graças aos documentários de Eugênio Felix e Hermes Gonçalves, que o então presidente Joffre Cabral e Silva teve a visão de contratar, que estaria o material mais amplo. Em cada ano, os sócios remidos pelo Curitibano, recebem uma cópia deste documentário - que se na época em que foi realizado poderia ser visto como uma exposição de vaidades, hoje adquiriu condição de documentário e registro de comportamentos da Curitiba do passado. Nos últimos anos, Harry tem sido requisitado para inúmeros trabalhos - desde a elaboração de vídeos técnicos, de treinamento, até documentação de espetáculos de academias de dança da cidade (Stúdio D., Dam'Jo, Extratuts, Juventus, Petit Ballet, etc.). Por sua iniciativa, também, documentou grandes espetáculos no Guaíra, como o Beriozka, cujas cópias, cedidas a coreógrafos de grupos folclóricos da cidade, acabaram permitindo que nas edições seguintes a vinda do mais famoso ballet folclórico russo, tivessem reflexos em nossos espetáculos. Apaixonado por cinema, considerando-se antes de tudo um inquieto "solucionador de questões difíceis em termos de imagens", Harry Luhm, embora trabalhe - hoje inclusive em termos profissionais - com o vídeo, não deixa de admitir que, para o prazer visual, nada supera a imagem na tela ampla. -"O cinema é a refeição, o banquete. O vídeo, apenas o sanduíche, que a gente come de pé, sem o mesmo prazer".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
17/02/1991

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