Schwanke, nosso artista nacional
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de março de 1986
Apesar do boom comercial e promocional das artes plásticas no Paraná nos últimos 10 anos - afinal, nunca se comercializou tanto na área como agora - até hoje raros de nossos artistas mereceram citações nas colunas críticas mais rigorosas, especialmente da editora de arte da revista Veja. Por isto, foi exatamente significativo que no levantamento das mais importantes exposições de 1985, publicada na edição retrospectiva de 1º de janeiro de 1986, tenha havido um justo e merecido destaque a Luis Henrique Schwanke.
Schwanke, 34 anos, catarinense de Joinville, mas formação curitibana e que preferiu as artes plásticas do que o jornalismo - curso pelo qual se graduou há alguns anos - mereceu o seguinte comentário da "Veja": "Com sua pintura sobre papel - retratos dramáticos justapostos com forte ritmo visual - o catarinense Schwanke fez uma marcante trajetória pelo país, premiado no Recife, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte. Apesar da originalidade de seu trabalho, ainda não teve espaço para uma exposição individual no circuito Rio-São Paulo".
Realmente, Schwanke, em sua modéstia (que o diferencia de tantos autobadalativos e medíocres artistas provincianos) e competência, foi o artista do Sul mais premiado no ano que passou. Esteve em seus salões nacionais, foi o único artista do Paraná e Santa Catarina aceito no 8º Salão Nacional de Artes Plásticas no MAM e obteve o 1º lugar no Salão Nacional de Goiânia e teve dois prêmios aquisições no Salão do Recife. Seus quadros começam a ser disputados pelas melhores galerias do País e uma carreira internacional se abre - além de convites para novas mostras, como a exposição comemorativa ao Cometa Halley, em Fortaleza, na Arte Galeria, do escultor Sérvulo Esmeradúlo.
Hoje a noite, na Sala Miguel Bakum, na Biblioteca Pública, será aberta a individual de Schwanke. Uma mostra vigorosa, significativa - um acontecimento realmente importante em nosso calendário de artes plásticas.
Enviar novo comentário