Talentosos mas desconhecidos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de outubro de 1985
Franco Brussati, o diretor de "De Veneza Com Amor", embora desconhecido no Brasil, é um cineasta experiente. Os espectadores mais atentos já o haviam admirado por seu "Pão e Chocolate", no qual construiu uma admirável sátira (cruel, inclusive) da exploração dos trabalhadores italianos na Suíça. Um filme marcante, exibido apenas uma semana em Curitiba e que o bom Chico Alves deveria reprisar agora no Groff ou Cinemateca.
Formado em Ciências Políticas e Direito, Brussati, 63 anos, jornalista antes de ingressar no cinema com assistente de direção (entre os quais Rosselini). Trabalhou em roteiro de filmes com Lattuada, Monicelli, Zurlini, Rossi e Ziffereli e, em 1956, estreou na direção com "Le Chef, C'Est Moi". Mas só em 1962 faria um filme de maior sucesso - "A Desordem" (Il Disordine), com Sammy Frey e Allida Valli. Posteriormente dirigiu duas comédias: "Esses Médicos Irreverentes" (Tenderly, 69), com Georges Segal e Virna Lisi e "O Amor Faz Coisas Estranhas" (I Tulipani di Harlen). Em 1973, fez "Pane e Cioccolata", com Nino Manfredi e Anna Karina.
Erland Josephson - o intérprete de "Nicky" em "De Veneza com Amor" é um extraordinário ator sueco - também poeta dramaturgo e diretor de teatro. Aos [ilegível] anos, já fez filmes Bergman ("[ilegível], "Cenas de Um Casamento", [ilegível] Magicien") e, no teatro, é tão popular [ilegível] países escandinavos como Laurence Olivier foi na Inglaterra. Sua interpretação de Nicky, um discreto homossexual, sensível, no retorno a casa materna em "Dimenticare Venezia", é extraordinária.
Mariangela Melato também uma atriz marcante: apareceu em filmes de chabrol, Bertolucci e em "Flash Gordon" de Mike Hodges interpretou a espacial "Kala". Como a amargurada Anna, uma mulher bissexual de extremo vigor, tem uma interpretação marcante. Também os demais intérpretes são seguros. Um destaque especial para a música de Benedetto Ghiglia, somando clássicos, folclore e temas próprios.
Enviar novo comentário