Tarcísio & Arzua
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de março de 1978
O coronel Tarcísio Nunes Ferreira, 46 anos, que ontem deixou o comando do 13º Batalhão de Infantaria Blindado, em Ponta Grossa - após ter, há 10 dias, feito um pronunciamento político na II Reunião das Administrações de Lions Clube, que foi o grande tema de discussões nacionais, nos últimos dias, estava estudando na Faculdade de Direito da Universidade de Ponta Grossa. Ele havia iniciado o curso há 4 anos, quando servia numa unidade militar em Bagé e, ao ser promovido para o comando do 13º BIB, matriculou-se na faculdade daquela cidade. Seu filho mais velho, Ivan, 21 anos, é também terceiranista na Pontificia Universidade Católica, no Rio de Janeiro. Aliás, Ivan aniversariou no sábado, mas devido a situação, seus pais não puderam ir abraçá-lo. Os cumprimentos foram pelo telefone.
No sábado passado, dia 5, o coronel Tarcísio recebeu o ex-ministro Ivo Arzua, da Agricultura, o advogado Ruy Correa Lopes e mais alguns amigos para um almoço em sua residência, no bairro de Uvaranas. No aperitivo, o militar comentou com Ivo Arzua trechos de um texto de Ruy Barbosa, em que o jurista analisa o julgamento de Cristo. Em sua biblioteca, as obras de Ruy ocupam considerável espaço, ao lado de livros de Aldous Huxley, Sófocles e harold Lasky, teórico trabalhista inglês, cujos textos, conhece em profundidade.
***
A esposa do coronel Tarcísio, dona Icléia, era professora no Rio de Janeiro, estando atualmente licenciada. Outro filho do casal. Guilherme, 17 anos, encontra-se em Ontário, no Canadá, com uma bolsa da Fundação Rotariana. O filho caçula, Carlos Eduardo, 13 anos, é o único que está com a família.
O ex-ministro Ivo Arzua Pereira - que foi o primeiro dos amigos do militar a apoiar suas posições - o conhecer em 1964, quando da Revolução. Naquela época, então Capitão. Tarcísio Ferreira era auxiliar de ordens do general Muniz de Aragão.
Neste 14 anos, Ivo e Tarcísio sempre mantiveram uma grande amizade, mesmo quando o militar servia em unidades distantes do Paraná. Assim, a presença do ex-prefeito de Curitiba, na condição de ex-governador do Rotary Internacional, Distrito 464, em Ponta Grossa, na semana passada, foi motivada principalmente pela palestra que o tenente-coronel Tarcísio fez sobre "Participação e Responsabilidade".
Enviar novo comentário