Trânsito mortal
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de março de 1977
A reprise de "Encurralado" (Cine Lido, hoje último dia) não deixa de ser oportuna quando há uma crescente conscientização em torno da necessidade de dirigir-se com cuidado, dentro dos 80 km/h e as entidades comunitárias lançam a campanha "Nossa Cidade Mais Humana", visando diminuir o número de acidentes de trânsito. Realmente há 5 anos passados, inicialmente para televisão, "Duel" teve um impacto tão grande que a Universal, sua produtora, decidiu aumentar a metragem e lança-lo em 35mm, obtendo sucesso - e reconhecimento de grande parte da crítica. Antes de tudo uma simbologia em torno da guerra das estradas, o roteiro do competente Richard Mathiesom é perfeito na colocação de um modesto representante comercial.
David Mann (Denis Weaver), num dia comum, em que sai de casa em direção a outra cidade e que, de repente, passa a ser caçado impiedosamente pelo neurótico motorista de um imenso caminhão-tanque, que lhe persegue implacavelmente por estradas secundárias - onde, estranhamente, inexiste qualquer policiamento. Steven Spielbery, que teve neste filme o seu grande lançamento como diretor (posteriormente faria "Tubarão"), soube desenvolver um filme de suspense e mesmo terror - em que o caminhão transforma-se como que em um dragão furioso - investindo contra o pobre David em seu automóvel, uma casca de nós frente a força do inimigo.
Por ocasião do lançamento de "Duel" no cinemas (posteriormente foi exibido também na televisão) longas apreciações foram feitas. Mathiesom, o roteirista, um dos mais admiráveis escritores de ficção científica, autor de pelo menos um clássico no gênero ("Iam a Legend", 1954), conseguiu idealizar um filme com o máximo terror, justamente por partir de dados simples e perfeitamente razoáveis - obtendo uma (assustadora) empatia com o espectador comum. Depois de assistir "Encurralado", por certo, muitos motoristas de fim-de-semana pensarão duas vezes antes de ultrapassar um caminhão na estrada.
E já que se fala em trânsito, o Sr. Darby Valente, coordenador dá campanha "Nossa Cidade Mais Urgente", presidiu a primeira reunião da comissão organizadora, na tarde de quarta-feira, na Federação das Industriais. Entre os líderes comunitários que vem colaborando grandemente com a iniciativa está o engenheiro Ivo Arzua Pereira, ex-prefeito de Curitiba, ex-ministro da Agricultura, ex-presidente da Telepar, que sempre foi o primeiro a carregar as bandeiras pelos movimentos comunitários, capazes de aproximar os homens e tornar menos selvagem as grandes cidades.
Enviar novo comentário