Um making off dos bastidores formulando sociologia visual
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de dezembro de 1990
O minisseriado - tecnicamente chamado de "making off" sobre a telenovela brasileira será integrado por quatro blocos de quinze minutos cada. "No primeiro faremos uma breve retrospectiva do performance da telenovela brasileira na TV alemã", explica Fullgraf, acrescentando:
- "Essa retrospectiva induz a comparações com as tradicionais séries, minisséries e "soap operas" norte-americanas. No momento do declínio do prestígio daqueles gêneros frente ao telespectador médio alemão, é, inversamente, importante, perguntarmos qual foi a receita do sucesso da telenovela Brasil. Em outras palavras: qual a contribuição genuinamente brasileira para os grandes e eternos temas universais (amor, ódio, luta pela sobrevivência, pela liberdade, pela justiça, pela felicidade...,) e quais os ingredientes desta indústria cultural criada pela TV brasileira".
Como abertura para o segundo bloco, cenas finais da telenovela "Vale Tudo", apresentando ao público alemão o método do trilho, isto é, a equipe de autores, assessorada por outros departamentos da emissora referida, após pesquisa de opinião realizada entre os telespectadores, tem diante de si duas ou mais variantes para o desfecho do roteiro. Pergunta: por qual dos trilhos optará?
- "Quais são os critérios dramatúrgicos empregados, para tentar uma trama "assim" e não "assado"? Que grau de "realismo", "bom senso" ou ainda de fidelidade aos usos, costumes e aos padrões morais é necessário para que uma telenovela seja coroada de sucesso? Onde terminam as concessões dos autores frente ao público e onde começa a transgressão?"
Em seu pré-roteiro, Fullgraf prevê o aproveitamento dos depoimentos e das avaliações de seus autores, produtores e diretores com a intenção de medir a evolução do gênero telenovela durante a década dos anos 60, até o presente, sob os prismas sociológico, tecnológico e estético.
Já no terceiro bloco serão mostrados bastidores da produção de uma ou mais telenovelas, acompanhando as gravações de alguns capítulos - estúdios e externas, neste caso aproveitando o máximo a visão de novo Brasil que "Ana Raio e Zé Trovão" está oferecendo em sua forma inovadora.
- "Nossa narrativa será a de um making off e concentraremos nossa atenção sobre o trabalho dos diretores, atores e da equipe técnica (interação, ritmo, atuação, inventividade técnica, etc.)" - explica Frederico Fullgraf, que ao apresentar suas biografias, indagará sobre as circunstâncias específicas da construção de carreiras artísticas da TV brasileira: a regra é a da longa jornada ou existem "estrelas" e/ou astros com projeção meteórica? Como a TV fabrica estas carreiras e que efeito multiplicador elas tem sobre outros segmentos das artes cênicas? Estas sofreram alguma transformação ou impulso pelo advento da telenovela?
Finalmente, no quarto bloco será mostrado como acontece a estréia da telenovela na TV brasileira.
- "Nossa equipe documentará a receptividade dos primeiros capítulos em domicílios pertencentes a quatro ou mais camadas sociais. Posteriormente confrontará os diretores das centrais de produção com a reações do público gravadas.
Esta seqüência deverá desencadear uma retrospectiva sobre o desempenho (Ibope, Sintonia) das principais produções do gênero durante os últimos cinco anos. Através de uma "arqueologia iconográfica" permitirá um "sobrevôo" do mercado internacional de televisão e explicará onde e porque a telenovela no Brasil teve o sucesso internacionalmente reconhecido".
O maior fenômeno de comunicação de massas dos últimos 20 anos, a telenovela, tem sido ainda insuficientemente estudada em termos teóricos. Afora meia dúzia de livros a respeito - a maioria formulada como dissertações de mestrado na área das ciências sociais e comunicação - as telenovelas permanecem sem terem "approachs" científicos de análise, capazes de explicar inclusive mudanças de comportamento - sem falar no marketing comercial que provocam.
Assim, em termos visuais, a proposta que Fullgraf fará é inédita - e justamente interessante para levar ao olhar de um outro tipo de telespectador - de alto nível cultural e rigor crítico - um fenômeno que veio provar um extraordinário know-how brasileiro - capaz de saindo de primitivas produções ombrear-se hoje ao que se produz de mais fascinante no primeiro mundo.
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