O canto de amor de Leon pela música brasileira O canto de amor de Leon pela música brasileira
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de setembro de 1991
Se o presidente Fernando Collor de Mello decidir dar um tempo entre tantos problemas que o afligem e quiser ouvir uma seleção de hinos, marchas e canções que falam do amor ao Brasil, poderá fazer isto graças ao nacionalismo do pernambucano-curitibano chamado Leon Barg.
É que o primeiro exemplar de "Brasil - Canto de Amor", o 15º CD do selo Revivendo, dedicado a 23 temas verde-amarelos, foi encaminhado ao presidente da República, através do general de divisão Benedito Onofre Bezerra Leonel, comandante da 5ª Região Militar, a quem Leon Barg entregou o disco na semana passada - acompanhado de uma carta para o presidente. O mesmo álbum em CD já está sendo entregue ao governador Requião e ao prefeito Jaime Lerner - além de ter sido também encaminhado ao embaixador Paulo Sérgio Rouanet, secretário da Cultura da Presidência da República.
Pernambucano do Recife, 60 anos, e desde 1950 em Curitiba, Leon Barg formou uma discoteca basicamente de 78 rpm da qual vem selecionando preciosidades de nossa música, democraticamente editadas em uma centena de elepês - 15 dos quais já em CD (até o final do ano pensa em colocar nas lojas mais 20 produções). Há 3 anos, igualmente sem qualquer subvenção, Barg produziu o documental "Abolição", reunindo 15 canções ligadas ao tema da escravidão, a propósito do centenário da Lei Áurea. Agora, num exemplo de cívico, editou este belo "Canto de Amor" ao Brasil - que em 77 minutos reproduz o que de mais expressivo encontrou para valorizar o nosso país. Só lamentou não ter havido espaço para uma abertura com uma patriótica saudação pronunciada em 1928 pelo escritor, médico e político Fernando Augusto Ribeiro de Magalhães (1878-1944), que foi presidente da Academia Brasileira de Letras (1923/32).
LEGENDA FOTO - Leon Barg, garimpeiro de preciosidades musicais, lança um ufanista e nacionalista CD com hinos e canções.
Enviar novo comentário