Leon, aquele que revive a era de ouro da música
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de janeiro de 1992
O homem que mais ama a música brasileira tradicional, Leon Barg, 60 anos, 40 de Curitiba
(nasceu em Recife), continuou a ser em 1991 o grande garimpeiro de nossa memória musical. Dividindo o tesouro de mais de 30 mil títulos - entre 78 rpm e elepês - que reuniu a partir de 1946, o grande Leon fez sua Revivendo ganhar prestígio nacional. Depois de 90 reedições em vinil, optou pelo CD - pelo qual já saíram mais de 30 novos títulos, reunindo artistas de várias fases, estilos e épocas - que o fazem merecer todas as homenagens - e cuja dedicação a nossa música é hoje orgulho para o Paraná, embora aqui, ironicamente, poucos reconheçam o seu extraordinário trabalho.
Já o carioca José Carlos Manso, através da Collector's, tem feito algumas reedições de artistas consagrados - ao contrário de Leon, que se preocupa em "revelar" artistas dos anos 20/40 que nunca passaram dos 78 rpm e tiveram mesmo curtas carreiras - paralelamente as edições em fitas, retomando em novembro a série "Assim Era o Rádio" - cuja primeira fornada foi de 200 volumes. (*)
Chico da Moto Discos - grande lojista carioca - também apaixonado pela MPB tradicional, tem feito algumas reedições com fonogramas de diferentes fábricas, (**), mas infelizmente sem a regularidade e distribuição nacional que Leon Barg consegue. Outras etiquetas nostálgicas - a Evocação Produções (***) - vem beliscando esta faixa especial, cujas vendas raramente ultrapassam 2 mil cópias.
Notas
(*) Em convênio com a Continental, a Collector's editou 30 volumes na série de cassetes "Coleção de Ouro". Uma nova série, de álbuns contendo grandes shows foi aberta com o espetáculo "Encontro", que reuniu em 1969, no Teatro Castro Alves, Salvador, Vinícius, Toquinho e Clara Nunes.
(**) O catálogo da Moto Discos já incluiu 57 produções em vinil e quatro CDs.
(***) Até agora a Evocação editou sete álbuns, incluindo gravações de Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, Sílvio Caldas etc., a trilha sonora do filme português "A Severa" e a coletânea "Movie Stars", com sucessos popularizados pelo cinema.
LEGENDA FOTO - Leon Barg e Ayrton Pisco - único especialista em restauração fonográfica no Brasil - trabalhando para relançar tesouros da MPB através da etiqueta Revivendo.
Enviar novo comentário