Videonews
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de novembro de 1987
Ainda é pequena a oferta de musicais. Raramente as distribuidoras se dispõe a editar um tape com jazz ou clássico, quando muito apostando no público jovem. Por exemplo, a Network coloca agora na praça dois concertos pop, gravados ao vivo: "Iron Maiden, Rainbow" direção de David Millier, com os grupos de heavy metal num show ocorrido em Londres já há seis anos.
Já o inexpressivo Marillion, da linha de rock progressivo, aparece em "Marillion, Recital of The Script", gravação de 1983, direção de Martin Bell, duração de 55 minutos. Com Fish (vocais), Mick Pointer (percussão), Pete Trewayas (baixo), Steve Rothery (guitarra) e Mark Kelly (teclados) apresentando músicas como "Script For a Jester Tear", "Garden Party", "Chelsea Monday" e "Forgetten Songs".
De música brasileira, as opções ainda são menores. O documentário que Tom Azulay (atualmente preparando uma superprodução em Portugal, "O Judeu") sobre a excursão (que acabou em Santa Catarina, devido a prisão de Gil e Djalma Correa por uso de tóxicos) "Os Doces Bárbaros" saiu agora em tape pela CIC Vídeo. Vale como documento, pela reunião de Gil, Caetano, Maria Bethânia e Gal Costa.
Há muito material excelente para ser passado para vídeo, em termos musicais. É só os produtores se animarem, pois público existe
A pequena Express Video traz um lote de filme inéditos no brasil - o que, se por um lado, pode atrair algum público, por outro também é prejudicial, já que não há maiores referências a respeito destas produções que ficam restrita a outros continentes.
"Insólito encontro" (Kleinoff Hotel), co-produção alemã-italiana, de dez anos passados, é um destes filmes. No caso o diretor Carlos Lizzani ("Fontamarra", "Crônica dos Pobres Amantes") é sempre uma recomendação. A história de uma mulher casada (Corina Clery, de "A História de O"), que se sente atraída por um vizinho de quarto do hotel (Bruce Robinson, de "A História de Adele H"). Mas o que ela não sabe é que por trás dos jogos eróticos esconde-se um perigoso terrorista.
Outro filme do mesmo pacote da Express Video: "Corações Explosivos" (Heartaches, Canadá, 81) também nunca exibido no Brasil. reúne duas atrizes relativamente famosas - Margot Kidder (da série "Superman") e Annie Potts (lançada ao lado de Maett Dillon em "Um rapaz, um carro, uma garota"). Uma delas deixou o marido (Robert Carradine, filho de John Carradine) porque ficou grávida. Numa viagem de ônibus conhece Margot que a convida para dividir um apartamento enquanto ela decide se faz ou não um aborto. Surgem outras confusões neste filme que Rubens Ewald definiu como "uma narrativa agradável que interessa principalmente as mulheres que vão se identificar mais facilmente com as duas heroínas".
Filmes japoneses são raros. Valêncio Xavier, por exemplo, é fanático pelo cinema oriental e vive buscando o pouco que existe em vídeo. Agora, a Express lança um desenho animado de longa-metragem. "A Espada de Kamui", direção de Taro Lin. Citamos ainda Ewald Filho, que define e recomenda este filme: "Visualmente é arrebatador, com gosto nos enquadramentos, montagens elegantes e bem sacados simbolismos".
Já retornou a Curitiba o empresário Luís Renato Ribas, dono do Disk-Tape e pioneiro na locação de vídeos no Paraná. Em 45 dias na Europa, hospedado nos melhores hotéis - afinal, Renato sabe usar bem seus dólares - ele observou o mercado de vídeo e, criativo como é, retornou repleto de projetos.
Locadora fechando! Afinal, os picaretas que haviam entrado no mercado não têm condições de sobreviver com o saneamento justo que o CONCINE vem fazendo. Três locadoras que insistem em trabalhar com fitas piratas estão sendo vigiadas de perto e a intenção das autoridades é levar seus proprietários à prisão. Um deles, aliás, é um nome que gosta de aparecer nas colunas sociais. Em breve estará nas colunas policiais.
Enviar novo comentário