Aciolly, com admiração
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de março de 1977
O jornalista Tarcísio Hollanda, da sucursal do "Jornal do Brasil" em Brasília, dedicou domingo um dos mais sinceros textos ao senador Aciolly Filho, com uma apreciação independente e honesta que, por certo, merecerá figurar em destaque no currículo do jurista e político paranaense. Utilizando as mais expressivas declarações de Aciolly e intercalando informações biográficas que provam a coerência política do senador. Tarcísio ofereceu aos leitores a visão de um homem público que, sem dúvida, honra e engrandece o Paraná, que geralmente é lembrado no plano nacional apenas pela ação nefasta de alguns de seus políticos. Algumas das inteligentes declarações de Accioly Filho à Tarcísio Hollanda:
1- A propósito do veto do Governo ao seu trabalho como relator da Comissão Constitucional que examina o projeto de reforma judiciária": "Até às 13 horas de hoje, agi como advogado em defesa do meu substituto. Agora, estou novamente investindo na condição de político e é com essa qualidade que passarei a agir".
2- "Considero o parlamento um mar revolto, onde a tendência é o naufrágio dos imaturos. Para sobrenadar e conseguir alguma expressão, é preciso ter alguma qualidade".
3- "Deve-se estar preparado para a competição. Os despreparados, politicamente, não conseguem vencer essa corrida de obstáculos. Quando digo preparado, refiro-me às qualidades intrínsecas do político, aquelas qualidades inatas que fazem um bom político, seja um homem culto ou um ignorante. Um sábio, aqui, pode perder, pois esta não é uma academia de ciências, embora a ciência ajude".
4- "Não tenho ressentimentos contra a vida pública. Tive a sorte de absorver as decepções, sem transformá-las em ressentimentos. Antes, pelo contrário, sou grato a vida pública. Conseguir passar, incólume, sobre algumas revoluções, com o suicídio de Vargas, pelo meio".
5- "Vivo no escuro e no claro. Isso perturba minha visão das coisas e meu poder de observação, levando-me, às vezes, a ser contraditório, sem o querer. A convivência do regime constitucional com o regime excepcional confunde a todos".
Encerrando o texto, o jornalista Tarcísio Hollanda utilizou, apropriadamente, a opinião de um articulista famoso sobre o senador paranaense: "Aciolly e, sobretudo, um homem civilizado. Educado e competente. Não finge saber: sabe. Tem uma consciência reta; por isso, há de sofrer, mas não se abate. Sabe distinguir o essencial do acessório. Por isso sabe negociar sem transigir com o que efetivamente importa. Vale a pena confiar nele".
Enviar novo comentário